>
a voz da cidade 970 x 150 px

Aluno de Psicologia é aprovado em 1º lugar para mestrado na UFRJ 

Estudante está no décimo período do curso no UGB-FERP 

Por Bruna Cuconato
whatsapp image 2024 10 26 at 09.13.08
bnr am aniv resende 970x150

VOLTA REDONDA  

Jônatan Fernandes Costa, aluno do 10º período do curso de Psicologia do Centro Universitário Geraldo Di Biase (UGB-FERP), foi aprovado no concorrido mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), uma das maiores do Brasil e a quinta da América Latina. Jônatan ficou em 1º lugar em sua linha de pesquisa (Subjetividade, Cultura e Práticas Clínicas), com a maior nota (9,4). O processo contou com cerca de 90 participantes no total, com 23 vagas distribuídas no quadro geral, das quais quatro eram para a sua linha de pesquisa. 

Jônatan, que integra o Programa de Iniciação Científica (PIC), é o primeiro aluno do curso de Psicologia do UGB a ingressar em um programa de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado). Aluno e pesquisador brilhante, ele desenvolveu investigações nas áreas de subjetividade, angústia, trauma psíquico, corpo e oncologia. Além disso, é extensionista no projeto “Psicanálise na Rua” e um dos idealizadores do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Psicanálise e Linguagem (NEPSAL).  


A coordenadora do curo de Psicologia, Elizabeth Soares parabenizou o aluno pela conquista. “Estamos certos de que, com as oportunidades oferecidas pelo UGB-FERP e sua dedicação exemplar, Jônatan trilhará um caminho de sucesso. A coordenação e toda a equipe docente do curso de Psicologia desejam-lhe um excelente mestrado e aguardam recebê-lo como egresso em breve”, afirmou. 

Jônatan falou do grande desafio enfrentado no processo. “O processo seletivo para o mestrado é exigente e composto por cinco etapas: análise do anteprojeto de pesquisa, prova de línguas estrangeiras, prova de conhecimentos específicos, análise do currículo Lattes e arguição oral. Cada etapa traz uma mistura de felicidade por ter avançado, juntamente com a ansiedade e o receio das etapas seguintes. Saber que superei cada uma dessas fases e consegui a aprovação no mestrado da UFRJ é extremamente gratificante”, comemorou. 

Ele reiterou ainda a importância do Programa de Iniciação Científica (PIC) em sua trajetória acadêmica. “Foi através da experiência proporcionada pelos projetos de iniciação científica, aliado à formação prática durante o estágio, que consegui construir uma base sólida e fundamentada para a elaboração da minha proposta de pesquisa para o mestrado”, finalizou o acadêmico. 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos