BARRA MANSA
As mães e familiares de alunos assistidos pela Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Barra Mansa realizam semanalmente a venda de almoço para ajudar a arrecadar fundos para unidade. A refeição servida no modelo self-service acontece toda quinta-feira de 11h30min até 14 horas, na Apae Barra Mansa.
Atualmente o projeto conta com a participação de 15 pessoas, a maioria são mães. Uma delas é a dona Irene Rocha de Almeida, de 61 anos, que atua como chefe de cozinha. “Faço parte do projeto desde quando começou. Acho que essa é uma oportunidade de além de arrecadar verbas para o colégio, incluir as mães nessa causa”, falou.
Outra mãe que ajuda há anos na realização do almoço é Lucineia Lopes, de 63 anos. Ela conta que o almoço também é uma oportunidade da comunidade conhecer um pouco mais sobre a instituição. “Quando a pessoa vem almoçar ela tem a chance de conhecer o que é a APAE e os serviços que ela oferece. Muitas vezes as pessoas têm um pensamento negativo sobre a associação e vindo almoçar conseguem compreender melhor a causa”, disse, acrescentando que todas as quintas o restaurante recebe cerca de 100 pessoas.
Socorro Malkes, é psicóloga na Apae e acompanha o trabalho dessas mães. “Esse também é um lugar de conversa, de observação e intervenção. É muito importante essa presença da família com a instituição e com a causa. Eles não estão aqui só porque os filhos são assistidos, mas porque se implicam com essa causa e com o tratamento dos filhos”, explicou.
COMO PARTICIPAR?
O almoço da Apae é realizado todas as quintas no restaurante da instituição que fica na Rua Ari Fontenele, 649, no Centro. Aqueles que quiserem podem montar um marmitex ou realizar a refeição no local. O cardápio é disponibilizado toda semana nas redes sociais da instituição: @apaebarramansa. Para mais informações entre em contato através do telefone: 3323-0342.