SUL FLUMINENSE/BRASÍLIA
O Alistamento Militar 2026 teve início na quinta-feira, dia 1º e segue aberto até o dia 30 de junho. A inscrição é obrigatória para homens que completam 18 anos em 2026 e, pelo segundo ano consecutivo, também está disponível para mulheres, de forma voluntária, na mesma faixa etária.
As inscrições podem ser realizadas pela internet, por meio do site oficial das Forças Armadas, no endereço https://alistamento.eb.mil.br/. O serviço também está disponível para brasileiros residentes no exterior. Já o atendimento presencial teve início nesta sexta-feira, dia 2, na Junta de Serviço Militar (JSM) mais próxima da residência, cujos endereços estão disponíveis na plataforma digital.
Criado pelo Ministério da Defesa em 2024, o serviço militar feminino chega ao segundo ano com a oferta de 1.467 vagas em todo o país, sendo 1.010 destinadas ao Exército, 300 à Aeronáutica e 157 à Marinha. A previsão é de ampliação gradual desse número nos próximos anos.

Mulheres participam de forma voluntária pelo segundo ano consecutivo – Divulgação Governo Federal
Em 2026, o programa também registra crescimento expressivo no número de municípios contemplados. As vagas passaram de 28 cidades em 13 estados e no Distrito Federal, em 2025, para 145 municípios distribuídos por 21 estados e o DF neste ano. Em 2025, mais de 33 mil mulheres se alistaram, reforçando o avanço da participação feminina nas Forças Armadas.
O alistamento é fundamental para a renovação anual dos efetivos militares e oferece aos jovens a oportunidade de servir à Pátria, desenvolver competências técnicas, disciplina e cidadania. O serviço também contribui para a formação de uma reserva estratégica de recursos humanos, apta a ser mobilizada em ações de defesa nacional ou apoio subsidiário.
Após a inscrição, os alistados passam pelas etapas de seleção geral, designação, seleção complementar e incorporação ou matrícula. Os jovens inscritos em 2026 serão incorporados no início de 2027, com duração inicial de um ano, podendo haver prorrogação anual por até oito anos, conforme interesse, disponibilidade de vagas e avaliação das Forças Armadas.
Homens e mulheres incorporados não possuem estabilidade. Quem desejar seguir carreira militar deverá participar de concursos ou cursos de formação específicos, disponíveis nos sites oficiais do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
De acordo com a legislação vigente, o cidadão que não estiver em dia com as obrigações militares fica impedido de obter documentos, prestar concursos, ingressar em cargos públicos, assinar contratos com órgãos governamentais, matricular-se em instituições de ensino e emitir ou renovar passaporte, entre outras restrições legais.