Alimentos refrescantes para o calor tornam-se perigosos para a dieta

0

SUL FLUMINENSE

Sorvete, açaís, frozen, delícias refrescantes, mas que podem trazer prejuízos a mulheres que estão de dieta. Na estação mais quente do ano, é comum que as pessoas queiram encontrar formas para aliviar o calor excessivo e, devido à rotina intensa de trabalho, casa, treinos, família, os alimentos se tornam a opção mais fácil para ajudar a lidar com as altas temperaturas.

A nutricionista Raphaela Rocha explica que, mesmo sendo uma época do ano em que as pessoas se refresquem com opções calóricas, muitos se esquecem que não é aconselhável deixar de se alimentar de forma correta apenas para se livrar do calor. “No verão busscamos opções leves e saudáveis para a alimentação, como as saladas, que também são refrescantes. Podemos sim comer alimentos calóricos de vez em quando no verão, o que não podemos é comer em excesso e a todo o momento, ou seja, por compulsão”, destaca.

Por isso, mesmo que o ideal seja seguir uma alimentação equilibrada, não apenas no verão, mas em qualquer estação do ano. É necessário em primeiro lugar se livrar dos pensamentos e traumas que são o gatilho para o ganho de peso. Confira dicas da especialista para esse verão.

Em relação aos sorvetes, Rocha aconselha optar sempre pelos picolés de fruta, que são muito menos calóricos e mais saudáveis. “Um picolé de limão, tangerina ou coco ou alguma outra fruta não fará um ‘estrago’ tão grande na alimentação do que um sorvete de palito com cobertura de chocolate, recheios, ou mesmo os sorvetes de massa. Por isso, os picolés de fruta são sempre a opção mais indica quando bate aquela vontade de tomar um sorvete”, aconselha.

Açaí é saudável? A fruta é extremamente calórica, e muito dificilmente a pessoa irá consumir em pouca quantidade, pois não existe tigela pequena e sem todos os acompanhamentos. “É melhor escolher uma opção refrescante mais saudável, como iogurte sem açúcar com frutas picadas, como morango e manga, e um pouco de mel. Mas não exagere na quantidade de frutas”, citou a profissional.

Aprenda a se refrescar de maneira saudável

Com a expectativa de um dos verões mais quentes dos últimos tempos, é preciso buscar formas mais saudáveis para enfrentar as altas temperaturas. Água com limão, por exemplo, pode ser ingerida bem gelada durante o dia, e ajuda a acelerar o metabolismo. A água de coco também é uma ótima pedida, e já há diversas opções no mercado, além dos sucos de frutas, com atenção ao doce deles.

 

Mindful Eating: Atenção ao alimento

Você já ouviu falar em Mindful Eating? Com a crescente tendência de bem-estar, diferentes métodos propõem relaxar e aproveitar verdadeiramente os momentos. O mindful eating incentiva dedicar atenção plena à comida na hora das refeições. Uma pergunta rápida: você costuma prestar atenção nos alimentos enquanto come? Provavelmente, a resposta é não. Geralmente, o tempo reservado para as refeições é curto e dividido com o smartphone ou outros afazeres. A crescente busca por bem-estar, apontada como tendência para 2019, propõe a prática do mindful eating ou, em bom português, comer conscientemente. A ideia é realmente se dedicar à atividade. Sentir os sentidos: aroma, visão, paladar.

Algumas pesquisas já apontam os benefícios da prática para a saúde física, mental e emocional. Entre eles, o controle das dores crônicas, do estresse, da ansiedade e da depressão. Além de ser uma ferramenta no tratamento da obesidade, por exemplo.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !