PORTO REAL
Instituído pela Lei nº 226, de 01 de agosto de 2005, o programa Auxílio Vale-Transporte teve um crescimento expressivo no número de beneficiários em Porto Real durante a Gestão de Alexandre Serfiotis, candidato à reeleição na cidade. Segundo a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, enquanto no início de 2021 havia 110 beneficiários, atualmente o programa atende 452 pessoas. Desses, 344 são trabalhadores e 108 são estudantes de cursos profissionalizantes. Para se qualificar ao benefício, os trabalhadores devem comprovar residência de seis meses em Porto Real, enquanto os estudantes precisam comprovar um ano de residência no município, além de atender aos critérios socioeconômicos previstos na lei.
Um dos moradores da cidade, Israel Cândido Sinfroni, 18, conseguiu o primeiro emprego com Auxílio Vale-Transporte. “Quando descobri o Auxílio Vale-Transporte, fui à Secretaria de Trabalho e Renda e fiquei muito feliz, pois em torno de um mês já recebi e sempre cai no dia certo. Eu trabalho em outra cidade e se não fosse ter direito ao Auxílio Vale-Transporte, teria perdido a oportunidade. Sou muito grato”, disse.
O candidato disse ainda que foi preciso fazer um trabalho de recuperação de créditos, com o apoio do SINDPASS (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros). “Pegamos uma situação complicada em janeiro de 2021. Os pagamentos estavam atrasados desde 2020, o que levou a empresa responsável a parar de realizar as recargas. Então fizemos o pagamento da dívida, conseguimos renovar o contrato e, finalmente, realizar as recargas. Houve todo um trabalho de recuperação de crédito, pois muitas empresas não queriam mais contratar funcionários de nossa cidade, devido aos atrasos. Graças a esse esforço, não só recuperamos a confiança dos empregadores e dos beneficiários, como também conseguimos ampliar o número de pessoas atendidas”, esclareceu o prefeito