ESTADO
O presidente da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), Rodrigo Bacellar (União Brasil), anunciou nesta quarta-feira, 27, durante evento no Palácio Guanabara para o balanço da Operação Lei Seca, a devolução de R$ 243 milhões aos cofres do governo estadual. A quantia, resultado de uma gestão eficiente e alinhada com os parlamentares, será destinada a investimentos estratégicos, com R$ 50 milhões reservados para modernizar o programa Segurança Presente.
Ao lado do governador Cláudio Castro, Bacellar destacou a importância do aporte. “Esse recurso será fundamental para equipar e reforçar as bases do Segurança Presente. Estamos investindo em tecnologia avançada, como drones cabeados, viaturas elétricas, câmeras de reconhecimento facial e bicicletas elétricas, garantindo mais eficiência e sustentabilidade nas operações de segurança pública”, ressaltou o presidente, que, quando secretário de Governo, coordenou a expansão do programa para todas as regiões do estado.
O governador Cláudio Castro agradeceu a iniciativa e reforçou o impacto positivo do investimento no programa, que busca oferecer segurança de forma inovadora e sustentável.
Inovações previstas para o Segurança Presente
o recurso garantirá ao Estado algumas inovações no programa, como:
– Base Tecnológica Modular: Estruturas móveis e avançadas para suporte operacional nas bases;
– Câmeras com Reconhecimento Facial: Monitoramento inteligente com identificação precisa de suspeitos;
– Câmeras Termais: Equipamentos de alta sensibilidade para detectar variações de temperatura, ideais para operações noturnas e áreas de baixa visibilidade;
– Drones Cabeados: Aeronaves com autonomia ilimitada para vigilância aérea contínua, operando por até 10 horas consecutivas;
Viaturas com Câmeras Embarcadas e Visão 360°: Veículos equipados para monitoramento abrangente durante patrulhas;
– Postes Inteligentes: Estruturas multifuncionais que integram iluminação pública e sistemas avançados de vigilância;
– Viaturas Elétricas: Sustentáveis, silenciosas e eficientes, ideais para o patrulhamento urbano;
– Bicicletas Elétricas: Modernas e ágeis, adequadas para áreas de alta densidade de pedestres ou restritas a veículos motorizados.