Alerj cria o Circuito Fluminense de Economia Solidária

Por A Voz da Cidade

ESTADO

As pessoas que militam no setor da Economia Solidária (EcoSol) fluminense terão motivos para evocar sua data nacional, comemorada neste sábado, 15. No Estado do Rio de Janeiro, a Assembleia Legislativa (Alerj), através da Frente Parlamentar de Economia Solidária, presidida pelo deputado estadual Waldeck Carneiro (PT), aprovou dois importantes projetos de lei no plenário da Casa Legislativa: o PL 2210-A/2016, que institui a política estadual de Ecosol, na última quarta-feira (12/12), de autoria do próprio Waldeck, Zaqueu Teixeira(PSD), Carlos Minc (PSB) e Zeidan(PT); e o PL 3773-A/2018, ontem (13/12), que autoriza o Poder Executivo a criar o Circuito Fluminense de Economia Solidária, ambos organizados através do cooperativismo e do associativismo, com preço justo e sustentabilidade na produção. Ambos aguardam sanção do governador Francisco Dornelles.

Segundo Waldeck, a proposta é sanar a dificuldade legal das atividades inerentes a este setor, reconhecendo os empreendimentos econômicos solidários como sujeitos de direito, além de favorecer o escoamento de seus produtos. “As proposições pensam a economia solidária não apenas como geração de renda, mas também em aspectos fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa e igualitária, tomando como base a importância do apoio aos eventos, considerando alguns aspectos fundamentais para o fortalecimento de práticas de produção coletiva e de emancipação dos trabalhadores associados”, afirma o deputado, lembrando que foi entregue no dia 13 o Diploma Paul Singer (economista que norteou a economia solidária no Brasil), instituído pela Resolução 716/2018, com homenagem a onze pessoas físicas, jurídicas e empreendimentos que se destacaram na luta pelo desenvolvimento desta área no Rio.

A política estadual estabelece definições, princípios, diretrizes, metas e composição da política, além de criar o Sistema Estadual de Economia Solidária. Tudo visando o fomento ao setor e a garantia do direito ao trabalho associado e cooperativo. Entre os princípios que guiam as iniciativas estão a administração democrática, a adesão livre e voluntária, as condições de trabalho decentes, a sustentabilidade, a cooperação entre empreendimentos e redes solidárias, a prática de preços justos, a transparência na gestão de recursos, o respeito às diferenças e a promoção da equidade.

CIRCUITO

O Circuito Fluminense de Economia Solidária promoverá eventos, tais como feiras, festivais e exposições objetivando apoiar a comercialização de produtos oriundos da cadeia produtiva da economia solidária, observados os princípios norteadores do comércio justo. Estes contarão com programação cultural, além de atividades de recreação, lazer e entretenimento, organizadas pelos expositores, em diálogo com as autoridades competentes. Os produtos comercializados serão definidos, em conjunto, pelos expositores, pela autoridade competente e pelo Conselho Estadual de Economia Solidária/RJ.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos