PARATY/ESTADO
Entrará para pauta de votação na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj), em segunda discussão, um projeto de lei elaborado pela estudante Rafaela Bispo, de Paraty, durante a 13ª edição do Parlamento Juvenil, realizada no ano passado. O projeto tem assinatura da deputada Dani Monteiro (Psol) e trata sobre o Dia do Esporte nas escolas públicas do Estado com realização de campeonatos de diversas modalidades, promovendo a integração de todo o espaço escolar.
A realização do Dia do Esporte, se aprovado, será bimestral. A estudante que integrou o Parlamento Juvenil explicou na elaboração do projeto que os jovens e adolescentes só querem saber de jogos eletrônicos e redes sociais. “Aumentando o sedentarismo e a obesidade, logo, correndo o risco de ter doenças quando estiverem mais velhos e até mesmo agora na juventude”, afirmou Rafaela.
A direção de cada escola, os professores de Educação Física e os grêmios estudantis serão responsáveis pela organização e realização do evento, oferecendo todo suporte necessário para os estudantes. A programação deverá contemplar as diversas séries e faixas etárias de cada escola. A escola também deverá incentivar a segurança alimentar durante o “Dia do Esporte”. A norma precisa da regulamentação do Executivo.