Águas das Agulhas Negras garante 100% de abastecimento em Resende

0

RESENDE

A concessionária Águas das Agulhas Negras assegura a potabilidade da água distribuída, mantendo regularmente o controle das análises, manutenções, bem como o funcionamento das sete estações de tratamento de água do município, que tratam cerca de 35 milhões de litros de água por dia.

O rio Paraíba do Sul é considerado a principal fonte de abastecimento da cidade de Resende. Além dele, os rios Pirapitinga, Água Branca e Cruz das Almas fazem parte do sistema de captação da água para o abastecimento de toda a população urbana. “As unidades de tratamento garantem o abastecimento para 100% da população. Diariamente é feito o monitoramento de cada etapa do tratamento e o acompanhamento de todo o sistema de distribuição da água potável. As informações são reportadas mensalmente ao Vigiágua (Programa Nacional de Vigilância da Qualidade da Água para Consumo Humano) e a Sanear (Agência de Saneamento Básico do Município de Resende)”, explicou o superintendente da Águas das Agulhas Negras, Ivan Cezar Moura.

Moura destaca que consumir água potável elimina os índices de doenças por veiculação hídrica e alerta que as fontes de água alternativas nem sempre têm sua qualidade comprovada. “Utilizar água de poço ou mina é uma opção apenas para locais onde não existe rede de abastecimento disponível, o que não se aplica à cidade de Resende, dotada com mais de 480 mil metros de redes de água. Vale lembrar que algumas doenças são transmitidas pelo consumo de água contaminada como a diarreia, hepatite A, cólera, salmonelose e febre tifoide”, alertou.

A Águas das Agulhas Negras possui um laboratório de controle de qualidade credenciado pelo Inea (Instituto Estadual do Ambiente), que atesta a credibilidade das ações realizadas em Resende. “O credenciamento reforça o nosso compromisso em realizar análises e fornecer dados exatos e de credibilidade. Com a certificação, integramos um seleto grupo de laboratórios do estado do Rio de Janeiro credenciados pelo Inea”, afirmou o superintendente.

A empresa também tem aplicado investimentos em ações de melhorias para o sistema de distribuição de água, através do programa de substituição de redes, que visa a troca das tubulações antigas e que necessitam de manutenções. “A ação garante o bom funcionamento do sistema, permitindo que a água produzida nas estações chegue ao reservatório do consumidor com segurança. Todos os investimentos em saneamento básico proporcionam saúde e qualidade de vida para toda a população”, finalizou Ivan Moura.