Águas das Agulhas Negras desenvolve projetos socioambientais

0

RESENDE

A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico no município de Resende, vem promovendo ações sociais com o objetivo de fomentar a educação ambiental entre a população.

Uma das ações é a exposição itinerante “Rede de Esgoto Não é Lixeira”, que já esteve em 22 edifícios condominiais da cidade. Feita do reaproveitamento de tubos de PVC, a exposição promove informações sobre o funcionamento do sistema de esgoto sanitário e incentiva a população a usar adequadamente as redes de coleta, a fim de eliminar o descarte indevido dos resíduos sólidos em pias, ralos e vasos sanitários.

A conscientização é continuada com a entrega de um folheto e um ralo de pia por apartamento, estimulando os cuidados necessários durante as atividades internas de cada imóvel.

Um coletor é utilizado para o auxílio na retirada do óleo de cozinha usado – Divulgação

Como desdobramento da ação, a concessionária tem encontrado oportunidades para desenvolver o Programa Trata Óleo junto aos condôminos, implantando um coletor para destinação adequada do óleo de cozinha usado.

PROGRAMA TRATA ÓLEO

O Programa Trata Óleo é uma iniciativa da concessionária Águas das Agulhas Negras em parceria com a empresa Óleo Local Coleta Seletiva. Ele consiste em proporcionar aos consumidores do óleo de cozinha a oportunidade de destinar o resíduo de forma correta e inteligente, através da reciclagem.

Segundo pesquisa realizada pela OilWorld, cerca de 200 milhões de litros de óleo são despejados, mensalmente, em pias de cozinhas brasileiras. O Trata Óleo chega para evitar esse descarte inadequado, que provoca degradação ambiental em diversos aspectos e dificulta a operação do sistema de esgoto sanitário.

O Programa Trata Óleo tem como premissa proporcionar a facilidade do descarte aos mais diversos públicos presentes na sociedade, como: moradores de condomínios que praticam a separação dos resíduos sólidos, estabelecimentos comerciais como bares, lanchonetes e restaurantes, sejam esses de pequeno, médio ou grande porte, e atende também aos moradores residenciais, com a criação de pontos de coleta nas redes de supermercados presentes no município.

O Programa também conta com a parceria de instituições de ensino e organizações públicas ou privadas que possuem o interesse de promover esse tipo de ação em suas respectivas unidades. A concessionária fornece os recipientes limpos e identificados, de acordo com cada perfil gerador, e a empresa Óleo Local realiza a coleta sob demanda, certificando cada participante.

Quem destina o resíduo pelo Programa Trata Óleo não só se torna um atuante em práticas de ações sustentáveis, mas também favorece a pontuação do ICMS Ecológico para o município, que é um mecanismo tributário de compensação financeira para as cidades com atividades de preservação ambiental.

Em 2020, a Óleo Local coletou 9.427 litros de óleo de cozinha usado no município de Resende, o que corresponde a 182 milhões de litros de água preservados. Para ser um parceiro Trata Óleo o interessado deve ligar para o telefone (24) 3383-4230.