RESENDE
A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa responsável pelos serviços de saneamento básico no município, tem intensificado as buscas por ligações de água irregulares, popularmente conhecidas como “gato”. Além de ser considerado crime, com penalidades previstas na Lei Federal 11.445/2007 e no Código Penal pelo artigo 155, quem furta água está contribuindo com a perda de água tratada na cidade.
O superintendente da empresa, Ivan Cezar Moura, explica que apenas uma ligação irregular é suficiente para provocar o desabastecimento da rua inteira, podendo até mesmo causar contaminação na rede de distribuição. “Os furtos mais comuns são identificados em hidrômetros, onde o consumidor tenta religar o equipamento que foi cortado pela falta de pagamento ou interromper a marcação do consumo de água, mas, independentemente da forma usada, fraudar uma ligação é crime quem for identificado nessa situação será penalizado com multas, podendo até mesmo ser autuado”, disse o superintendente, informando que a empresa irá receber e avaliar o caso dos clientes que queiram regularizar a situação junto à empresa. “Quem furta água está usufruindo de algo que não paga e prejudicando os demais consumidores desse mesmo bem”, contou.
Para denunciar uma ligação fraudada ou solicitar a regularização da ligação, basta ligar para o 0800 762 0422. As centrais de atendimento ao cliente estão localizadas na Estrada Resende Riachuelo, KM 3,5 – Morada da Colina Resende/RJ e na Rua Pintor Nunes de Paula, nº 57, Centro da cidade.