RESENDE
A concessionária Águas das Agulhas Negras, empresa integrante do Grupo Águas do Brasil, recebeu na última quarta-feira, 30 pessoas na Estação de Tratamento de Água (ETA) Alegria. Eles participaram de uma atividade complementar ao curso de Capacitação em Inspeção Sanitária de Sistemas de Abastecimento com ênfase em Estação de Tratamento de Água.
O curso é promovido pela Fundação Nacional de Saúde (Funasa) com objetivo de capacitar os servidores públicos técnicos do Médio Paraíba, no exercício de suas funções na vigilância ambiental em saúde e no controle da qualidade da água para consumo humano. Integrando a equipe de especialistas que conduziram as atividades, a Águas das Agulhas Negras ministrou uma palestra sobre destinação e disposição final do lodo gerado em ETA, e sobre o processo de produção de cloro. “É gratificante poder contribuir com o aprimoramento das funções dos técnicos da vigilância de diversos municípios. Essa parceria reflete o compromisso que a empresa tem mantido de prestar serviços com qualidade e segurança à população resendense”, disse o superintendente da concessionária Ivan Cezar Moura.
Durante a visita na ETA Alegria, os técnicos conheceram todos os processos pertinentes ao tratamento e ainda visualizaram de perto o processo de secagem e destinação adequada do lodo gerado na unidade. Outro fator que despertou o interesse dos visitantes, foi a produção do cloro. “Para a etapa da desinfecção no tratamento da água o mais comum e usado por diversas empresas de saneamento é o cloro gás. Em 2015, após diversas pesquisas de mercado, implantamos o gerador de cloro, que produz o produto químico por eletrólise, a base de sal e água”, explicou Moura.
Além do apoio da concessionária Águas das Agulhas Negras, a Funasa contou a com a parceria da prefeitura de Resende, Barra Mansa e com o CEREST, que é o Centro de Referência em Saúde do Trabalhador de Resende.