Águas das Agulhas Negras amplia sistema de esgotamento sanitário

0

RESENDE

A concessionária Águas das Agulhas Negras realiza obras de expansão do sistema de esgotamento sanitário para chegar, até 2021, ao índice de 90% de cobertura para o tratamento de esgoto – hoje esse percentual é de 72%. Mais 43 bairros serão beneficiados com um sistema completo, que contempla a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto, no bairro Ipiranga, 30 km de redes coletoras e 42 elevatórias. Serão aproximadamente R$ 54 milhões de investimentos, possibilitando a busca pela universalização do atendimento com tratamento de esgoto nos próximos anos.

Para que os serviços comecem a funcionar, será necessário interditar algumas vias importantes do trânsito de Resende. Trechos como as Avenidas Coronel Rocha Santos, de acesso ao bairro Jardim Brasília, e Rita Maria Ferreira da Rocha, próximo à sede da prefeitura, começaram a receber as extensões de redes e elevatórias que farão o transporte do esgoto para a estação de tratamento.

Esse é um serviço que será continuado para que todos os usuários tenham viabilidade de interligar as ligações prediais nas redes coletoras para o tratamento do esgoto.

PRÓXIMAS INTERVENÇÕES 

Na Avenida Rita Maria Ferreira da Rocha, entre a delegacia de Polícia Civil e a Prefeitura de Resende, até 20 de julho. O tráfego de veículos ficará interditado com sinalização de desvio pela Rua Sarkis José Sarkis, de segunda a sexta-feira, e eventualmente aos finais de semana, das 7 às 17 horas.

Na Rua do Rosário, no Centro, próximo à Igreja Batista Central, no dia 23, das 7 às 17 horas. A via ficará parcialmente interditada. Na Rua Washington Luiz, bairro Vila Julieta, via parcialmente interditada entre os dias 24 de junho e 24 de agosto, das 7 às 17 horas. Na Avenida Cel. Rocha Santos, Jardim Brasília II, segue interditada, com sinalização de desvio pela Rua Zenaide Vilela. A obra acontece de segunda a sexta-feira, das 7 às 17 horas, com previsão de término até final de julho.

SANEAMENTO

A Águas das Agulhas Negras é a concessionária responsável pelos serviços de abastecimento de água e tratamento de esgoto na cidade de Resende/RJ desde 2008. Assumiu a concessão com a proposta de melhorar a prestação dos serviços de saneamento e ampliar os percentuais de tratamento de água e esgoto sanitário. O índice de cobertura com o serviço de esgoto tratado é de 72%. Realidade diferente da encontrada em 2008, quando os registros apontavam apenas 3% de esgoto tratado na cidade.

Atualmente, são sete estações de tratamento de água em operação, somando a produção de 740 litros de água tratada por segundo, volume que garante o abastecimento para toda área urbana da cidade. O sistema de esgotamento sanitário contempla 11 estações de tratamento de esgoto em operação, com 73 elevatórias e extensão de 413 km de redes coletoras.

Deixe um Comentário