VOLTA REDONDA
A 1ª Caravana Agroecológica da Articulação de Agroecologia do Rio De Janeiro (AARJ) e da regional do Médio Paraíba do Sul (AAMPS) foi encerrada neste domingo, dia 28. O objetivo do evento foi fortalecer os laços da rede, na construção de uma visão integrada nos diferentes territórios que atuam na agroecologia.
Diferentes atividades visitaram, no sábado, dia 27 e neste domingo, o assentamento do MST, onde puderam trocar experiências de agroecologia, participar de exposição de produtos e rodas de conversas voltadas à modelo de desenvolvimento agroecológico para região. As atividades foram pontuadas pela diretora da AAMPS, Evelyn Miranda, no final do evento. “Agradecemos o Clube Palmares e a possibilidade de ao final das atividades relacionadas à agroecologia temos construídos o mapeamento das iniciativas agroecológicas, que compreendem cerca de 20 municípios do Médio Paraíba. No encontro apontamos também para a realização do Congresso Brasileiro de Agroecologia, em novembro no Rio de Janeiro, na linha da construção de Políticas Públicas para o setor”, disse Evelyn. Ela ainda explicou que o modelo de desenvolvimento que está sendo proposto está voltado às pessoas onde a vida seja a referência, de modo que não haja exclusão, e que a dignidade da pessoa seja garantida. “A não degradação da terra e os cuidados com o meio ambiente sejam preservados. O legado de escravização e a concentração de terra, a deflagração social e ambiental de outrora queremos substituir um desenvolvimento que promova dignidade e sirva para toda sociedade Brasileira”, explica.
PALMARES TRABALHA PARA ALÉM DA PAUTA RACIAL
O presidente do Clube do Palmares, Edson Daniel, disse que a ideia é ir além da pauta racial para dar continuidade no processo de agroecologia. “Palmares cumpre o seu papel em acolher tão importante tema. Nosso trabalho vai além da questão racial. Nossos olhares à agroecologia da região nos ajudam na conscientização e obter informações, pensando em um diferente modelo de desenvolvimento que envolve o cuidado com a vida das pessoas e do planeta é o nosso compromisso. Esperamos a continuidade desse processo tão importante”, disse Daniel.