Agremiações carnavalescas e Fundação Cultura fecham programação oficial

1

BARRA MANSA

Com o objetivo de definir a programação dos blocos contemplados no edital para o desfile do carnaval deste ano, a Fundação Cultura realizou uma reunião no Palácio Barão de Guapy com os organizadores das agremiações. Os desfiles acontecem entre os dias dois e cinco de março.

Agremiações de escolas de samba, blocos oficiais e entidades carnavalescas de Barra Mansa participaram do edital. Os contemplados foram Bloco Carnavalesco Renascer da Cotiara, Bloco das Piranhas do Vila Nova, Bloco Me Beija Direito, no Centro, Bloco Tô Que Tô, da Cotiara e o Bloco Se Vira Nos Trinta, do bairro Siderlândia. O edital oportunizou a participação de diversas entidades, públicas e privadas, com intuito de proporcionar à população cultura e lazer.

Além disso, a programação contará, ainda, com o desfile do tradicional Bloco do Boi, no Centro e a Matinê no Calçadão Dama do Samba Paula de Jesus Francisco, nos quatro dias de Carnaval.

O presidente da FCBM, Marcelo Bravo, explica que o município não tinha festividades durante o carnaval há alguns anos. “Este vai ser o primeiro e verdadeiro carnaval popular e participativo é o inicio da caminhada para reedificar e reerguer a festa no município. Nosso objetivo é fomentar o turismo e a economia da cidade, atraindo pessoas e os próprios munícipes a permanecerem em Barra Mansa durante o carnaval. Estamos num momento de muitas transformações. Ainda não é o Carnaval que sonhamos, mas, sem dúvida, é o melhor que podemos fazer com os recursos disponíveis”, destaca.

Marcelo destaca ainda que as agremiações, entidades e blocos carnavalescos interessados em desfilarem terão até o dia 21 de janeiro para darem entrada na documentação na Fundação Cultura Barra Mansa e órgãos públicos. A participação é válida apenas para os blocos interessados em desfilarem no período do Carnaval, entre 02 a 05 de março de 2019.

CONHEÇA OS BLOCOS

Bloco Carnavalesco Renascer Da Cotiara- Dia 4, a partir das 16 horas

Criado em 08 de Abril de 2015, o Bloco Carnavalesco Renascer da Cotiara tem como presidente o Sr. Altamir Alves. Com o objetivo de proporcionar entretenimento para os moradores da comunidade do bairro Cotiara, em Barra Mansa, durante o período do Carnaval surgiu o bloco. Seu símbolo traz a ave Fênix nas cores vermelho e branco, e arrastam centenas de foliões, que em geral, são compostos por famílias da própria comunidade e pessoas de fora que vem prestigiar o evento. Quando o carnaval se aproxima, os envolvidos realizam feijoada, show de prêmios e diversas outras atividades com a finalidade de arrecadar fundos para arcar com os custos do desfile.

Bloco Tô Que Tô – Cotiara- Dia 2, a partir das 16 horas

O bloco foi criado em um barzinho chamado “Pé de Cana”, há 35 anos. Seu surgimento se deu após o falecimento do dono do bar, o Sr. Orlando. José Antônio Café, com Nério, Cauby, Zaldir e Cuca fundaram o Tô que Tô.  Após oito anos sem sair no Carnaval, Jayme Márcio reativou o bloco. O primeiro samba conta a história do surgimento em seu refrão, mantendo características de Blocos de Embalo, levando jovens e idosos em seus desfiles durante todo o dia.

Bloco Das Piranhas Do Vila Nova- Dia 3, a partir das 16 horas

A Associação Carnavalesca Bloco das Piranhas de Carnaval do bairro Vila Nova, foi criada em 21 de novembro de 1984, quando reuniu diversos cidadãos barra-mansenses com o objetivo de criar uma associação carnavalesca na comunidade do Vila Nova. Para o desfile de 2019, o Bloco vem com as cores laranja e azul, em homenagem à Associação de Moradores do bairro.

Bloco Me Beija Direito- Dia 2, a partir do meio dia

O Bloco Me Beija Direito se deu pela vontade de um grupo de amigos universitários do UBM em realizar o primeiro bloco de rua universitário em Barra Mansa. Tudo começou com a junção de uma festa que já acontecia no município, com o nome de Paradise, da turma da Associação Atlética e Acadêmica de Direito do UBM. A proposta era trazer algo inovador no meio popular, com intuito de proporcionar diversão nos dias que antecediam ao Carnaval de 2017, e assim foi feito. Com recursos próprios, o bloco foi ganhando adesão e se transformando em uma realidade, por meio de parcerias e patrocinadores. Um dos pontos fortes do desfile foi a troca de copos personalizados por caixinhas de leite. Mais de 300 unidades foram arrecadadas e posteriormente distribuídas em quatro asilos da cidadade. Além da diversão, o bloco também tem o lado social como “bloco consciente”.

Bloco Se Vira Nos Trinta- Dia 5 a partir das 17 horas

A Associação Bloco Carnavalesco Se Vira nos Trinta foi instituída em 27 de fevereiro de 2014. Ainda com poucos recursos, mas com muita garra, o bloco ousou ir para a avenida. O destaque do Bloco é que todos os instrumentos foram doados por entidades carnavalescas da cidade. Somando o desejo dos foliões do bairro Siderlândia, a ajuda de um mestre de bateria disposto a contribuir, uma pequena equipe disposta a trabalhar e ritmistas dispostos a tocar, deu-se surgimento a essa festa que acontece há quatro anos. O bloco Se Vira nos Trinta tem a proposta de fomento à cultura popular e urbana no município de Barra Mansa.

 

1 comentário

  1. quando o governo municipal de barra mansa irá fazer uma programação para intervir na rua orlando brandão no bairro ano bom e por fim ao tráfico, barulho, prostituição, às mesas de bares tomando o lugar dos carros na rua e os carros parados em cima das calçadas, tomando o lugar dos transeuntes, por fim, também, ao som ensudercedor dos carros e motos, bem como ao som alto e algazarra dos frequentadores dos bares e som alto das caixas de som após 22 horas?

Deixe um Comentário