BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social e Direito Humanos (SMASDH), realizou na tarde desta quarta-feira, dia 14, no Centro Educacional Integrado (CEI) Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva, uma palestra para abordar o enfrentamento à violência doméstica e de gênero. Com o tema ‘Os desafios da rede de proteção no atendimento às vítimas de violência doméstica’, o evento faz parte da programação da campanha Agosto Lilás, que está marcando o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha.
O diretor de Proteção Social Especial, Thiago Félix, contou que a ação teve como objetivo debater os desafios da rede quando se fala do atendimento à mulher vítima de violência. “Nós sabemos da importância desse tema no município e de levar a questão ao maior número possível de pessoas através da informação. Tivemos uma mesa de abertura, com representantes da rede, o secretário, a diretora de Proteção Social Básica e eu, como diretor da Proteção Especial, para representar todos esses dispositivos da Assistência que trabalham prestando serviços às mulheres, que infelizmente ainda são vítimas de violência de diversas formas”, disse Thiago.
A assistente social e coordenadora do CEAM (Centro Especializado de Atendimento à Mulher), Liviane Martins, enfatizou que, além da violência física, a psicológica é uma das mais frequentes e, mesmo quando não há a agressão propriamente dita, as ameaças já caracterizam crime. “Qualquer ação ou omissão baseada no gênero que lhe cause morte, lesão, sofrimento físico, sexual ou psicológico e dano moral ou patrimonial deve ser denunciada. As mulheres podem procurar o atendimento telefônico para realizar as denúncias ou buscar informações acerca dos seus direitos e da legislação aplicável”, explicou.
O secretário de Assistência Social de Barra Mansa, Fanuel Fernando, ressaltou que a denúncia de violência contra a mulher pode ser feita na sede da pasta, além de delegacias e órgãos especializados, onde a vítima conta com amparo e proteção. “O Agosto Lilás é o mês dedicado à conscientização para o fim da violência contra a mulher, com o intuito de enfrentar, interromper e combater atos de violência extrema baseada em gênero, incluindo violência física, social, econômica, psicológica e moral. Nosso foco é sempre pensar em como melhorar as nossas funções para atender todas as mulheres da melhor maneira possível, além de fornecer tudo o que precisarem e estiver ao nosso alcance”, contou.
Também presente no evento, a vice-prefeita e secretária de Educação, Fátima Lima, falou sobre a necessidade de tratar a questão com a devida seriedade e respeito. “O Ceam é mais uma política pública implementada na região para atender de forma muito responsável e respeitosa as mulheres que infelizmente ainda são vítimas de violência. Nós procuramos dar suporte e ser o porto seguro dessas pessoas, dar voz a quem precisa e apoio a todas que buscam a Assistência e os serviços públicos, sempre da forma mais digna possível”, frisou Fátima.
Contatos
Para outras informações e mais esclarecimentos, o Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam), que integra a SMASDH, disponibiliza atendimento através do WhatsApp (24) 99883-7307 e do número (24) 3512-5692. O contato 0800.242.4444 também recebe denúncias.