QUATIS
Os trabalhadores integrados ao Programa Microempreendedor Individual (MEIs) do município de Quatis terão mais facilidade para investir em seus negócios, assim como as pequenas e médias empresas. A Prefeitura de Quatis e a Agência Estadual de Fomento (AgeRio) formalizaram o termo de cooperação técnica visando ao lançamento de linhas de microcréditos. A assinatura do termo ocorreu no dia 20 de abril, no Centro Administrativo 25 de Novembro, sede do governo municipal. O ato contou com a presença do prefeito Bruno de Souza (MDB), o secretário municipal de Trabalho e Renda, Vinícius Lima, e o gerente executivo da AgeRio, Bruno Bravo.
Uma das linhas de crédito será destinada para as pequenas e médias empresas. Porém, o valor máximo será anunciado em breve. A outra já definida será destinada ao Microempreendedor Individual (MEI), com a liberação de financiamentos de microcrédito de até R$ 15 mil. O Programa MEI é desenvolvido pelo Serviço de Apoio à Pequena e Média Empresa (Sebrae-RJ) com a coordenação local da Secretaria Municipal de Trabalho e Renda. Atualmente, são 650 pessoas cadastradas nesta modalidade em Quatis, que através do microcrédito da AgeRio possibilitará os financiamentos para a aquisição de equipamentos e materiais dos microempreendedores em seu próprio negócio.
Para gerar os valores de microcrédito a AgeRio vai capacitar os servidores indicados pela Secretaria de Trabalho e Renda. Eles serão os agentes de crédito responsáveis em orientar os microempreendedores sobre alternativas de pagamento e os documentos necessários. Pela cooperação técnica, caberá ao município ceder também o local e os equipamentos para o atendimento dos microempreendedores.
Segundo o prefeito Bruno de Souza, o Programa MEI representa uma das ações de geração de renda e enfrentamento do desemprego. “Com a criação de linhas de financiamentos voltadas ao microempreendedor individual de Quatis, a medida vai significar um incremento importante para a melhoria das atividades desenvolvidas, beneficiando também o Município com o incremento da arrecadação, já que este segmento contribui na geração de dois impostos importantes, o ISS (Imposto Sobre Serviços) e o ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias e Serviços)”, disse o prefeito.