Agentes orientam moradores e turistas sobre preservação ambiental durante Operação Verão na Serrinha do Alambari

0

RESENDE

Com o objetivo de preservar o meio ambiente na região da Serrinha do Alambari, que está localizada em uma Área de Preservação Ambiental (APA), a prefeitura, por meio da Secretaria de Indústria, Comércio e Turismo, realiza neste sábado, dia 22, a partir das 9 horas, mais uma edição da Operação Verão. A campanha de conscientização acontece no pórtico da Serrinha.

Agentes farão a distribuição de panfletos educativos no trevo de acesso à Serrinha do Alambari-Divulgação PMR

Durante a Operação Verão, a população será orientada sobre o respeito à ordem pública e atitudes que devem ser adotadas pelos turistas e moradores para coibir situações como a degradação ao meio ambiente e a poluição sonora. Os agentes farão a distribuição de panfletos educativos no trevo de acesso à Serrinha do Alambari, alcançando turistas que seguem em direção ao Poço Bonito. Em 2021, a campanha abordou 2.172 visitantes e 705 veículos, sendo todos da região sudeste, a maioria oriunda da área metropolitana do Rio, São Paulo e Minas Gerais.

O secretário de Industria, Comércio e Turismo, Tiago Diniz, disse que a proposta da Operação Verão é a conscientização dos moradores e turistas sobre a preservação ambiental da área. “Nossa intenção é mudar comportamentos e isso só é possível quando é realizado um trabalho de conscientização das pessoas. Ano passado a campanha foi um sucesso e mostrou, sobretudo, que tanto os moradores quanto os comerciantes da Serrinha estão envolvidos nesta causa nobre que é a preservação ambiental”, explicou Tiago.

Diniz ainda informou que a ideia é realizar a Operação Verão em todos os finais de semana no período do verão. “Para isso, dependemos das condições climáticas. Em caso de chuva, a ação será sempre transferida para o fim de semana posterior”, disse o secretário.