Agentes de endemia aprovados em processo seletivo começam a atuar em Barra Mansa

0

BARRA MANSA

Oitenta e oito novos agentes de combate a endemias, aprovados em processo seletivo, começaram a atuar em Barra Mansa nesta quinta-feira, 2. O principal foco do trabalho a ser desenvolvido pelos profissionais é o combate ao Aedes aegypti, através de orientações a população sobre os cuidados necessários para evitar a proliferação desse vetor e de outras pragas urbanas. Coordenadas pelo Setor de Vigilância em Saúde Ambiental, as equipes de agentes realizam visitas domiciliares em cinco ciclos distribuídos ao longo do ano.

De acordo com o responsável pelo órgão, Antônio Marcos Rodrigues, a área de atuação dos agentes cobre todo o município. “Porém, neste momento, eles foram direcionados aos bairros com maiores índices de notificações de dengue e Chikungunya, como Piteiras, Região Leste, Roberto Silveira e Centro”, disse, informando que, de acordo com a função e a necessidade do programa, os agentes trabalham de segunda à sexta-feira, de 7 às 14 horas e aos sábados, de 7 ao meio dia.

Até o fim de abril, Barra Mansa registrou 70 notificações para a Febre Chicungunya, com 32 casos confirmados e 156 notificações para dengue, com quatro confirmações.

Já na próxima segunda-feira, 6, começa a ser realizado o Levantamento de Índice Rápido para o Aedes aegypti (LIRAa). O Setor de Vigilância em Saúde Ambiental reforça que o combate ao mosquito é tarefa de toda a sociedade e orienta à população a manter os quintais limpos, eliminando possíveis criadouros como garrafas, sacolas plásticas, entre muitos outros recipientes que possam acumular água da chuva. É igualmente importante lavar os bebedouros dos animais com água, bucha e sabão; limpar calhas, utilizar produtos (detergente, sabão em pó) nos ralos internos e externos, a fim de evitar a proliferação do vetor.

CARRO FUMACÊ

Paralela à ação dos agentes de combate a endemias, o carro fumacê também está percorrendo diversas ruas do município. A Secretaria de Saúde orienta que os moradores mantenham as janelas e portas abertas durante a circulação do veículo.

error: Conteúdo protegido !