Agentes de Desenvolvimento ajudam a reduzir a informalidade

0

ITATIAIA

Em 2017, um trabalho desenvolvido pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio retirou da informalidade 249 microempreendedores. Este é o resultado do apoio que esses novos empresários recebem dos Agentes de Desenvolvimento da Prefeitura. São servidores municipais que, após realizarem uma capacitação, passam a prestar orientações ‘in loco’ e na Sala do Empreendedor para o desenvolvimento e formalização de novos negócios.

Os agentes de Desenvolvimento da Prefeitura tem como objetivo auxiliar no processo de implementação e continuidade dos programas e projetos contidos na Lei Geral das micro e pequenas empresas, além de criar uma mobilização em prol do desenvolvimento local.  Atualmente a Prefeitura conta com três agentes, todos formados pela plataforma online da Universidade do Sebrae.

O diretor de Indústria e Comércio da Prefeitura, Marcelo Toledo, que integra a equipe de Agente de Desenvolvimento fala sobre a importância do trabalho realizado pelos Agentes. “A orientação é imprescindível para que os microempreendedores saibam que a formalização e o desenvolvimento de seus negócios não é tão complicado. É necessário apenas que sigam o passo a passo  das  orientações. E para que isso aconteça, eles podem contar com o trabalho dos Agentes que ajudam no trabalho de orientação e acompanhamento desde o inicio, além de fornecer informações fundamentais que contribuem para o desenvolvimento de seus negócios”, explica.

SEBRAE

Através do trabalho dos agentes, os microempreendedores também vêm recebendo informações periódicas sobre as capacitações realizadas pelo    SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas. Somente no ano passado foram oferecidas três oficinas e dois workshops beneficiando mais de 120 microempreendedores.

Para levar informações e esclarecimentos aos microempreendedores, além do trabalho ‘in loco’ a equipe também utiliza ferramentas de comunicação como contatos via email, ligações telefônicas e mensagens por meio do aplicativo WhatsApp. “Contribuir para que a cidade tenha  um comércio organizado e formalizado é também uma das atribuições dos Agentes para o Desenvolvimento Local, por isso, para que possamos manter os microempreendedores sempre informados usamos todos os meios de comunicação possíveis, desde e-mails, ligações, WhatsApp e até mesmo carta”, explica Toledo.

Para  obter mais informações sobre formalização dos negócios  ou sobre os oficinas e workshops viabilizados pela Prefeitura em parceria com o Sebrae, o Microempreendedor Individual pode comparecer a Sala do Empreendedor, localizada na  Praça Mariana Rocha Leão, Nº 20, Centro ou ligar diretamente para o telefone (24)  3352 6777 ramal 317.

Deixe um Comentário