BARRA MANSA
O Rio Paraíba do Sul foi tema tratado durante o Fórum da Agenda 21, no Parque Natural Municipal de Saudade, hoje. O evento faz parte de um plano de ação para ser adotado por membros do governo e pela sociedade civil, em todas as áreas em que a ação humana impacta o meio ambiente. A secretária Executiva do Comitê do Médio Paraíba do Sul, bióloga Vera Lúcia Teixeira, ministrou uma palestra sobre o rio, prognósticos e possíveis soluções.
Estiveram presentes o presidente da Agenda 21 e gerente de Coleta de Resíduos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Isaias Gomide Monteiro, representantes de diversas entidades como as Secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, de Desenvolvimento Rural; ICMBio; Conselho Municipal de Meio Ambiente de Barra Mansa (Condema); Superintendência de Obras e Serviços Públicos (Susesp); Centrais de Tratamento de Resíduos; Sindicato Rural, Universidade Federal Fluminense (UFF); Área Cicuta e população em geral.
“Estamos realizando reuniões como esta de quatro em quatro meses para mobilizar a população, para termos uma participação social maior. A partir do fórum, surgem novas ideias para serem mobilizadas em relação ao Rio Paraíba do Sul, diante da própria comunidade como também do governo”, destacou o presidente da Agenda 21, frisando ser necessária a defesa do meio ambiente por toda a sociedade.