BARRA MANSA
Será reaberta nesta primeira semana do mês a agência do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) localizada na Avenida Domingos Mariano, no Centro. Agendamentos e solicitações devem ser agendados pelo telefone 135 ou pelo site: meu.inss.gov.br.
No final de maio, diretores ACIAP-BM, receberam o deputado federal Antônio Furtado, que se prontificou a auxiliar na reabertura da unidade, assim como na busca pela volta de um escritório da Receita Federal ao município.
De acordo com o presidente da ACIAP-BM, Matheus Gattás, para melhor receber a população, a Associação cedeu patrocínio para viabilizar a infraestrutura do local e providenciar o letreiro da fachada da agência do INSS, que estava visivelmente degradado. “Agradecemos o empenho do deputado Antônio Furtado em buscar informações, marcar conversas com os responsáveis e trazer uma resposta para a nossa entidade. Sempre buscaremos soluções para o que dificulta ou impede a qualidade de vida dos barra-mansenses”, declara.
Antônio Furtado destacou que a pandemia tem gerado um grande problema para os serviços públicos, devido ao afastamento de muitos servidores. “O atendimento à população ficou comprometido, mas conseguimos intermediar a reabertura do posto do INSS no município. Barra Mansa também merece ter uma agência da Receita Federal. Estamos empenhados em facilitar essa negociação”, garante o parlamentar.
Sobre o retorno de um escritório da Receita Federal, o diretor da ACIAP-BM, Manoel Duarte, destacou que a Casa coloca à disposição uma sala para instalação da possível unidade. “Vamos inaugurar a nova sede da entidade até o fim deste ano e podemos ceder um espaço para instalação do escritório da Receita Federal aqui”, declarou.
Prova de vida retorna
O INSS voltou hoje, dia 1º, com a obrigatoriedade da prova de vida para aposentados e pensionistas e pode bloquear os benefícios de quem não fez a comprovação. Se o beneficiário perdeu o prazo, será necessário pedir a reativação do benefício de forma remota, através do site ou do aplicativo Meu INSS.
No endereço eletrônico, serão solicitados documentos pessoais, como CPF e RG, além do comprovante de residência. Após preencher o requerimento online, o beneficiário deverá comparecer ao banco para concluir a realização da prova de vida.
Se o segurado tiver biometria cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento de Trânsito (Detran), poderá fazer a comprovação pela plataforma, sem necessidade de ir ao banco.
A prova de vida tem o objetivo de evitar fraudes e pagamentos indevidos, garantindo a manutenção do benefício. Desde março de 2020, a exigência da prova de vida estava suspensa pelo INSS por causa da pandemia.
Prova de vida presencial
O modelo convencional de atendimento do INSS é presencial.
Os aposentados e pensionistas que tiverem a biometria bancária cadastrada poderão usar qualquer caixa eletrônico para fazer a prova de vida.
Muitos bancos aceitam qualquer transação realizada como prova de vida, como a retirada de um extrato bancário no caixa eletrônico. No caso dos beneficiários sem biometria, é possível ir à agência bancária com CPF e documento com foto.Entre os maiores bancos do país, apenas o Banco do Brasil oferece a opção de fazer a prova de vida por meio do aplicativo.
Prova de vida em domicílio
O INSS permite ainda a prova de vida em casa possa ser feita em casa, com a visita de um funcionário do órgão à residência do segurado.
Esse direito é garantido nos seguintes casos:. segurados de qualquer idade que não estejam em condições de se locomover; todos os segurados maiores de 80 anos, com ou sem condições de se locomover; No caso dos segurados sem condições de se locomover, eles devem ligar no 135 ou acessar o site Meu INSS para agendar a prova de vida. É preciso comprovar essa condição de saúde por meio de documentos médicos.
Prova de vida digital
Cerca de 6,5 milhões de beneficiários já estão aptos a fazer a prova de vida por biometria facial. O INSS, em parceria com a Secretaria Especial de Desburocratização, Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia, a Dataprev e o Serpro, iniciou em fevereiro um projeto piloto para que esses segurados façam a prova de vida sem sair de casa. A prova de vida digital não é destinada a todos os segurados por enquanto. Nesse caso, é possível fazer a prova de vida usando apenas um aplicativo, o Meu gov.br (https://www.gov.br/pt-br/apps/meu-gov.br). O Meu INSS deve ser usado pelo segurado para acompanhar o resultado da prova de vida após realizar o procedimento.