RESENDE
A Agência do Meio Ambiente do município (Amar) está informando a população sobre a importância da reciclagem na cidade e ainda dá dicas visando a evolução do programa de coleta seletiva. A ação faz parte do Dia Mundial da Reciclagem, comemorado no último dia 17.
De acordo com a Amar, o serviço de coleta seletiva é realizado no município por meio de uma parceria com a Associação de Catadores Recicla Resende (ACRR), que atualmente conta com 16 catadores de materiais recicláveis que realizam a coleta, triagem, enfardamento, armazenamento temporário e comercialização dos materiais recicláveis coletados no município.
A presidente interina da Amar, Rosângela Duque, ressalta que o órgão promove a sensibilização dos resendenses, com ações de educação ambiental, palestras e oficinas em condomínios, escolas e empresas, na busca de uma constante evolução do programa de Coleta Seletiva e convida a população a separar os resíduos. “Queremos aproveitar este momento simbólico, que é o Dia Internacional da Reciclagem e convocar os resendenses a separarem o resíduo reciclável, lembrando que essa atitude protege o meio ambiente, promove economia aos cofres públicos, uma vez que não precisamos pagar para aterrar esses materiais, e ainda colabora com a manutenção das cooperativas”, afirmou Rosângela.
Recentemente, a prefeitura, por meio da Amar, tomou uma importante medida visando reduzir o descarte incorreto de lixo eletroeletrônico. Um recipiente para descarte de pilhas, baterias e lâmpadas foi disponibilizado no Parque das Águas, ao lado da sede da Amar. Mensalmente, uma empresa especializada recolhe o material descartado para realizar a destinação correta e descontaminação do material.
RECICLAGEM
No Brasil, somente 11% de tudo o que se coloca no lixo é, de fato, reciclado. Por esta razão, é fundamental que a população conheça as possibilidades de reciclagem entre os materiais descartados no cotidiano.
Orgânico – Pouca gente sabe, mas o lixo orgânico também é reciclável. Se enterrado, pode ser transformado em húmus, o melhor adubo natural que existe.
Papel – Uma tonelada de papel reciclado poupa cerca de 22 árvores, economiza 75% de energia elétrica e polui o ar 74% menos do que se fosse produzido de novo.
Vidro – O vidro é feito de areia, sódio e cálcio. É um material que requer muita energia para a fabricação.
Plástico – 100 toneladas de plástico reciclado evitam a extração de 1 tonelada de petróleo.
Metal – Para produzir alumínio reciclado, utiliza-se 4% da energia necessária para fabricar o produto primário.