>
renascer ead digital

Agência da ONU lista “sete segredos” das florestas do mundo

Por Andre
728x90 refis

NOVA IORQUE

Por muito tempo as árvores foram vistas como objetos puramente funcionais ou ornamentais. Elas decoram as ruas da cidade, proporcionam sombra para descansar e aliviar do sol, além de fornecer papel, combustível, frutas e nozes.

No entanto, como aponta a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, FAO, alguns de seus outros benefícios podem passar despercebidos.

Florestas

A FAO explica que as florestas trabalham silenciosamente, limpando a água, filtrando o ar e protegendo o mundo das mudanças climáticas. Elas são como “anjos da guarda” de mais de 1 bilhão de pessoas, fornecendo comida, remédios e combustível para aqueles que não têm acesso a esses produtos.


As florestas também abrigam mais de três quartos da biodiversidade terrestre do planeta. Muitas das pessoas mais pobres do mundo vivem nelas.

Para explicar o papel fundamental das florestas na vida de todos, a FAO preparou uma lista com sete segredos sobre elas:

Crianças brincam na Floresta Nacional de Tapajós – Foto: ONU/Eskinder Debebe

  1. Supermercados –As florestas são verdadeiros mercados de alimentos. Quase 50% das frutas ingeridas são de árvores, sem mencionar as nozes e especiarias que também são fornecidas por elas.
  2. Seguro de vida –Algumas comunidades dependem quase exclusivamente das florestas como fontes de alimento. Cerca de 40% das pessoas pobres que vivem em áreas rurais, aproximadamente 250 milhões, residem em regiões de florestas e savanas. Para essas comunidades, florestas e árvores vibrantes são a salvação e o seguro contra a fome.
  3. Fontes de Água –As florestas fornecem grande parte da água potável para mais de 1/3 das maiores cidades do mundo, incluindo Nova Iorque e Mumbai. Muitos rios e córregos têm suas fontes nas florestas. As árvores agem como filtros e fornecem a água limpa que é vital.
  4. Energia –Cerca de um terço da população mundial usa a madeira como fonte de energia para atividades como cozinhar, ferver água e aquecimento. A madeira das florestas fornece cerca de 40% da energia renovável global, tanto quanto a energia solar, hidrelétrica e eólica combinadas. As árvores crescem novamente, mas segundo a FAO, é preciso dar mais ênfase ao uso sustentável desses recursos para proteger as florestas da degradação.
  5. Super-herói –A FAO diz que as florestas são verdadeiras heroínas na luta contra as mudanças climáticas. Elas tornam as cidades mais sustentáveis, resfriando naturalmente o ar e removendo os poluentes. As florestas também protegem a saúde de todos, fornecendo sombra e local para descanso.  Fora isso, elas combatem a degradação da terra e enfrentam a perda de biodiversidade, fornecendo habitats às plantas e animais.
  6. Dissipadoras de carbono – As florestas absorvem o equivalente a cerca de 2 bilhões de toneladas de dióxido de carbono a cada ano. Mas, segundo a FAO, o desmatamento coloca esta performance em risco e cria um problema. Quando as árvores são cortadas, elas liberam o dióxido de carbono de volta ao ar. De fato, o desmatamento é a segunda principal causa das mudanças climáticas após a queima de combustíveis fósseis. Ele é responsável por quase 20% de todas as emissões de gases de efeito estufa, mais do que todo o setor de transporte do mundo.
  7. Recreação –O turismo baseado na natureza está crescendo três vezes mais rápido que o setor de turismo como um todo e agora representa aproximadamente 20% do mercado global. Estudos até ligam espaços verdes e cobertura de árvores nas cidades com baixos níveis de obesidade e criminalidade. Como exemplo, a taxa de obesidade infantil em áreas com bom acesso a espaços verdes é menor do que naquelas que têm acesso limitado ou inexistente.

As florestas fornecem abrigo, empregos e segurança para populações que dependem delas – Foto: FAO/Rudolf Hahn


A FAO diz que as florestas têm sido auxiliares silenciosas do mundo. Elas têm secretamente desempenhado um papel maior do que se imagina na vida de todos. A agência da ONU diz que não é possível esperar ter um mundo #FomeZero sem contar com a ajuda delas, a ajuda dos governos, agências e órgãos que as protegem e o respeito de todas as pessoas por elas.

Florestas e árvores também devem receber algum reconhecimento. E para a FAO,  é hora de contar seus segredos. (*Com informações da Agência ONU News).

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos