AEDB sedia o IX Fórum Municipal de Educação de Resende

0

RESENDE

O auditório da Associação Educacional Dom Bosco (AEDB), recebe de hoje até sábado o IX Fomer (Fórum Municipal de Educação de Resende), convocado pelo Conselho Municipal de Educação (Cedur) e pela Secretaria Municipal de Educação, com o objetivo de discutir a Educação no Município, além de debater propostas para a melhoria do ensino.  Será realizado, também, o acompanhamento do Plano Municipal de Educação de Resende para o decênio 2015-2025.

O Fomer começa nesta sexta-feira, 7, e segue até amanhã, dia 8. Durante o evento será apresentado o diagnóstico da Educação na rede municipal de ensino e as ações realizadas na vigência do Plano, principalmente nos dois últimos anos (2017 e 2018). A abertura do evento será hoje, às 18 horas, com apresentação da Orquestra de Cordas da Educação de Resende, e palestra sobre o tema “Plano Municipal de Educação: Planejamento, Avaliação e Política Pública em Ação”, proferida pelo Professor Celso Vasconcellos. No sábado, dia 8, das 8 às 12 horas, será feita a apresentação do diagnóstico e dos resultados do monitoramento do Plano Municipal de Educação.

Segundo o professor Antonio Carlos Esteves, vice-presidente da AEDB e representante da instituição no Cedur, a AEDB incentiva e apoia a construção de uma sólida e eficaz política educacional em Resende, com o apoio dos demais atores constitucionais. “A qualidade e o atendimento educacional de nossas crianças, jovens e adultos, de forma continuada e permanente, depende da participação da sociedade na elaboração e no acompanhamento da implementação do Plano Municipal de Educação”, enfatiza.

Representando as Faculdades Dom Bosco, estarão presentes no IX Fomer, o conselheiro titular, professor Antonio Carlos Esteves e a conselheira suplente, professora Ângela Maria Silva Campos. O Colégio de Aplicação estará representado pela conselheira titular, professora Ana Alice Esteves Sampaio e pela conselheira suplente, professora Eliana Rodrigues Cunha.

AUTORIDADES MUNICIPAIS

Na abertura do Fomer, estarão presentes diversas autoridades municipais, como o prefeito Diogo Balieiro Diniz, a secretária de Educação, Rosa Frech e o presidente do Conselho de Educação, Hilton Silva Neto. Rosa Frech lembrou que o fórum deste ano é voltado ao monitoramento do Plano Municipal de Educação (PME), visando expor os resultados do planejamento feito ao longo dos anos, desde 2015, quando o texto foi aprovado em Resende. Dois anos depois, em 2017, o mesmo plano foi revisado e alinhado às diretrizes nacionais.

O PME de Resende é válido durante o decênio 2015-2025, mas já passou por alterações. A partir da Lei nº 3.328 de 14 de dezembro de 2017, sancionada pelo prefeito Diogo Balieiro Diniz, de 14 metas e estratégias definidas pela lei original, o plano foi modificado para 24 itens. O encontro desta semana pode, inclusive, discutir novas alterações e aprimoramentos. “O fórum é um importante encontro bienal, no qual é possível direcionar todas as atenções para os rumos da educação do município. Não só os profissionais e autoridades, a oportunidade é válida para todos os cidadãos que tenham interesse em se engajar e fazer a diferença, opinando e se inteirando sobre o Plano Municipal. Por isso, o convite é feito a todos, afinal, a educação é um patrimônio e precisa ser devidamente acompanhada”, explica o presidente do Conselho de Educação, Hilton Silva Neto.

Diversas assembleias precederam o fórum, com o objetivo de apresentar os dados relacionados à execução do PME, ou seja, iniciar uma reflexão sobre o que foi planejado e as metas alcançadas até o momento. A partir desta sexta-feira, além da apresentação dos resultados, serão verificadas as ações positivas e aquelas que necessitam de ajustes ou alterações dentro do plano.

PROGRAMAÇÃO

SEXTA-FEIRA – DIA 7 (a partir das 18 horas)

– Credenciamento
– Abertura solene
– Apresentação Cultural: Orquestra de Cordas da Educação de Resende
– Palestra: Plano Municipal de Educação: Planejamento, Avaliação e Política Pública em Ação. Professor Celso Vasconcellos.

SÁBADO – DIA 8  (a partir das 8 horas)

– Apresentação da Secretaria Municipal de Educação
– Apresentação do monitoramento dos resultados do plano municipal de educação