BARRA MANSA
Um adolescente de 13 anos foi beneficiado pela Fábrica de Óculos de Barra Mansa neste mês. Jullius de Souza Cunha, morador do bairro Vila Independência e estudante do sexto ano na Escola Municipal Joaquim Maria da Silva, recebeu os novos óculos gratuitamente após ser diagnosticado com uma condição chamada ectasia corneana, que ocasiona astigmatismo irregular e assimétrico. Um dos principais sintomas é visão distorcida e embaçada.
Jullius repetiu um ano na escola e a mãe, Aline Cristina de Souza Cunha, disse que o alerta acendeu com esse baixo rendimento na escola após pandemia de Covid-19. “Mesmo com as aulas de reforço, o Jullius não estava melhorando nem conseguindo concluir as tarefas. Então, a escola me procurou levantando a possibilidade de que seria um problema de visão. Logo em seguida, eu procurei o posto de saúde e agendei uma consulta com oftalmologista”, relatou Aline.
O adolescente passou pelo atendimento no Centro de Especialidades Médicas (CEM), onde ficou evidente sua dificuldade em enxergar. Aline contou que conheceu o trabalho da Fábrica de Óculos pela internet e procurou o local após o diagnóstico. Ela foi recepcionada pelo gerente, Joel Valcir Pereira, e a equipe da unidade. “Diante da gravidade do caso, eles se colocaram à disposição para ajudar a solucionar o problema o mais rápido possível, inclusive já fazendo o pedido das lentes enquanto eu estava no local”, relatou a mãe, destacando ainda que a equipe se comprometeu também em agilizar os exames necessários, já que Jullius precisa fazer acompanhamento a cada três meses.
Joel Valcir, gerente da Fábrica de Óculos, ressaltou que casos como o apresentado pelo jovem são tratados como prioridade no local. “De imediato, nossa equipe se mobilizou para que o atendimento do Jullius ocorresse com urgência, sobretudo por causa da perda do ano letivo e da necessidade de desenvolvimento de suas atividades cotidianas e de aprendizado. Além disso, os óculos que ele recebeu têm lentes de alto custo e não são fáceis de confeccionar. Com esse projeto de visão do município e o empenho de toda a equipe, nós estamos felizes por termos cumprido mais uma missão com afinco”, comunicou o gerente.
Para o jovem que tinha grande dificuldade para ler legendas na televisão e ver as informações no quadro durante as aulas, o momento é de recomeço e novas possibilidades. “Eu me sinto bem melhor agora, porque sei que não vou ter mais problema para enxergar. Vou poder acompanhar melhor as aulas e estudar sem preocupação”, contou sorridente o estudante, bem contente ao se ver no espelho com os óculos novos.
Após a entrega, Jullius e sua mãe ainda foram recebidos no gabinete pelo prefeito Luiz Furlani e pela vice-prefeita e secretária da Pessoa com Deficiência, Luciana Alves.
Atendimento
A Fábrica de Óculos funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14 às 17h. A unidade atende estudantes da rede municipal (de 0 a 15 anos) e idosos (a partir de 60 anos) atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), além de pessoas assistidas pelo Cemae (Centro Municipal de Atendimento Educacional Especializado), Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, Instituição de Longa Permanência para Idosos – Vila Vicentina e Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
Fábrica de Óculos, um equipamento que funciona no pátio da Prefeitura de Barra Mansa, em um trabalho conjunto das Secretarias de Educação e Saúde.