BARRA MANSA
A Associação dos Diabéticos de Barra Mansa (Adibam) realizaram um encontro com várias entidades do município para discutir a implantação de um Centro de Controle de Diabetes na cidade. Pela proposta inicial, a unidade deverá contar com profissionais da área de saúde de diversas especialidades, em especial o corpo clínico responsável pelo controle da doença, como, por exemplo, médico cardiologista e ortopedista, além de nutricionista, dentista e pediatra.
Segundo dados da entidade, desde o início da pandemia, estima-se aumento, em 40%, de novos casos registrados da doença em Barra Mansa. A entidade revelou ainda que boa parte dos casos novos da doença, o paciente somente descobre após picos elevados de glicose.
O presidente da Adibam, Eterna Quintão, destacou que o objetivo é a prevenção e o tratamento da doença. “Sabemos que se reunirmos todos os profissionais em um mesmo espaço todos sairiam ganhando, tanto o poder público, quanto pacientes”, disse, lembrando que o Centro de Controle da Diabetes poderá ainda ter a participação da iniciativa privada, com apoio e doações de medicamentos, cujo custo, pode ser abatido na declaração de imposto de renda dos apoios da iniciativa privada.
O presidente da Adibam disse ainda que a diabetes fora de controle pode levar a graves riscos para a saúde do indivíduo. Ele disse ainda que o alerta deve ser dado a partir dos seguintes sintomas: vontade frequente de urinas, aumento da sede, boca seca, infecções urinárias frequentes, sonolência e cansaço frequente, formigamento nos pés e mãos, fome em excesso e grande perda de peso.