BRASÍLIA
Aconteceria neste domingo, 5, o Concurso Público Nacional Unificado, conhecido como ‘Enem dos concursos’, em 228 municípios do país. Na tarde desta sexta-feira, o governo federal decidiu adiar devido a situação de calamidade no Rio Grande do Sul, provocada por chuvas que assolam a região.
O Ministério de Gestão e da Inovação em Serviços Públicos no Brasil está à frente na organização do concurso. Segundo a ministra, Esther Dweck, foi feita uma consulta ao advogado-geral da União, Jorge Messias, sobre as providências que podem ser tomadas.
De acordo com o governo do Rio Grande do Sul, até o momento 37 pessoas morreram. Ao todo, 235 cidades foram afetadas. Somente do Estado se inscreveram 96.592 pessoas e mais de nove mil deles indicaram Santa Maria para fazer o exame. Essa foi uma das principais afetadas pelas chuvas. Diversas estradas foram bloqueadas.
O governo até tinha decidido manter o concurso, porém, candidatos e políticos sustentaram a necessidade de adiamento do exame.
Não foi divulgada uma previsão de quando as provas acontecerão. Na região, a cidade que concentraria a realização das provas seria Volta Redonda.
O Concurso Público Nacional Unificado selecionará candidatos para 80 carreiras em mais de 20 órgãos públicos do governo federal, como ministérios, agências reguladoras, fundações e institutos de pesquisa. Há vagas para profissionais de níveis médio, técnico e superior.