Acontece neste domingo segunda etapa do Enem

0

SUL FLUMINENSE

Neste domingo acontece a segunda etapa da edição deste ano do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com provas de matemática e ciências da natureza (química, física e biologia). Os horários para este dia 11 são os mesmos: ao meio dia os portões se abrem, e, às 13 horas, são fechados e ninguém mais entra. Todos os horários são baseados na hora oficial de Brasília. Por isso, quem mora em estados que têm fuso diferente ou que não aderiram ao horário de verão precisa redobrar o cuidado.

O local de provas do segundo dia do Enem é o mesmo do primeiro, a menos que haja alguma mudança de última hora. Caso isso aconteça, o Ministério da Educação (MEC) entra em contato com os candidatos para comunicar o novo local. Os gabaritos e Cadernos de Questões serão liberados a partir do dia 14 no Site do Enem. Os resultados estão programados para 18 de janeiro de 2019.

Para a reta final, a orientação dos professores é que os candidatos descansem e façam uma revisão leve dos principais assuntos que devem cair na prova de exatas. “É hora do aluno relaxar, fazer uma revisão leve e focar no dia da prova. Para fazer todas as 90 questões de Ciências da Natureza e de Matemática, o candidato terá cinco horas. Isso dá pouco mais de três minutos para resolver cada questão, até para quem tem facilidade com cálculo e raciocínio lógico é um desafio e tanto. A dica é a mesma de sempre, deixar as mais difíceis para o final”, destaca a professora Maria Helena Chagas.

De acordo com o psicólogo Renan M. Souza por ser uma prova dividida em duas fases é importante manter a regularidade. “Para aqueles que acham que não foram tão bem na primeira agora é à hora de correr atrás do prejuízo para tentar subir a nota. Para aqueles que acham que foram bem, não podem perder o foco agora para que a nota não caia. Ainda restam alguns dias até a prova, esse tempo tem que ser gasto em estudo e preparação”, citou.

Para ele, nesta segunda fase é importante treinar o raciocínio lógico e a interpretação de texto, para resolver os problemas propostos no enunciado. É importante evitar ficar utilizando equipamentos eletrônicos visuais, como TV e celular. “O efeito dessa redução é o aumento do foco nos estudos, o aumento da capacidade de concentração na hora da prova e uma maior facilidade para relaxar e dormir a noite. Mas existem aplicativos para Android e IOS que vale a pena o candidato usar ao menos um deles, porque se propõem a estimular o raciocínio lógico”, citou o psicólogo.

O QUE PODE E O QUE NÃO PODE

Aqui também vale a mesma regra do primeiro dia. Deixe em casa bonés, chapéus, boinas, óculos escuros, entre outros. Também não pode usar equipamentos eletrônicos, livros, apostilas, telefone celular, calculadoras e similares.

Obrigatoriamente, você só precisa levar três itens: um documento oficial recente, com foto; uma caneta esferográfica de tinta preta fabricada em material transparente (é bom ficar atento a este detalhe porque os organizadores não permitem outro tipo) e o cartão de informação da inscrição. Lanches leves e bebidas (água, suco, água de coco) para consumir durante a prova também estão liberados.

 

Deixe um Comentário

error: Conteúdo protegido !