VOLTA REDONDA
As unidades da Rede de Atenção Psicossocial de Volta Redonda organizaram uma programação em alusão ao “Janeiro Branco”. No mês de conscientização sobre a importância do bem-estar e da saúde mental, os usuários vão participar de palestras, terapia comunitária, roda de conversa, sessão de filme, além de caminhadas para chamar atenção para o tema e panfletagem educativa. As unidades também incluíram atividades para a comunidade.
“O objetivo é estimular a conscientização acerca da relevância da saúde mental, contribuindo para reduzir o estigma e ampliar a procura por atendimento, ofertado gratuitamente pelo SUS (Sistema Único de Saúde)”, disse a coordenadora da Divisão de Saúde Mental da Secretaria Municipal de Saúde, Edna Quintino.
Ela também explicou a escolha do mês de janeiro e a cor para dar o nome à campanha. “Janeiro é um mês encarado por muitos como recomeço, como uma nova oportunidade de fazer tudo diferente do ano anterior. A cor branca, por sua vez, representa uma página limpa para escrever novos projetos”.
Confira a programação por unidade da rede
Espaço de Cuidado em Saúde, que fica no segundo andar do Estádio Raulino de Oliveira (Estádio da Cidadania), terá terapia comunitária nos dias 14 e 18; atividades para um grupo de homens, no dia 17; e grupo de psicoterapia, no dia 27 de janeiro. Para os leitos de saúde mental do Hospital Dr. Nelson dos Santos Gonçalves (HNSG), a equipe programou conversas itinerantes para a segunda quinzena do mês.
No Caps AD (Centro de Atenção Psicossocial ao usuário de Álcool e Outras Drogas) Lúcia Maria Bessada, no Conforto, a programação inclui roda de conversa com o Grupo Nossas Escolhas, nesta quinta-feira, 9; panfletagem informativa na Praça Juarez Antunes, na Vila Santa Cecília, no dia 15; e no dia 24 a atividade é com o Grupo GAM (Gestão Autônoma da Medicação).
O Caps II – Usina dos Sonhos, na Vila Mury, tem oficina de desenho com o tema “Compartilhando aquilo que me faz bem!”, no dia 15; abordagem sobre a “Saúde Mental da Mulher”, no dia 16; sessão de filme, no dia 17; roda de conversa com o Grupo GAM, dia 20; e a programação da unidade encerra com caminhada pelo “Janeiro Branco”, no dia 23.
No Caps II – Vila Esperança, na Vila Santa Cecília, a programação inclui conversa com grupo de homens aberta à comunidade, dia 16; roda de conversa sobre saúde mental na Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF) Volta Grande, no dia 22; e conversa com grupo de mulheres, também aberta à comunidade, no dia 23.
O Caps Infantil Viva a Vida, na Vila Mury vai promover roda de conversa sobre saúde mental no Cense (Centro de Socioeducação) de Volta Redonda, no dia 14; atividade de saúde mental no Serviço de Abrigamento Institucional da Fundação Beatriz Gama (FBG), no Aterrado, no dia 22; e “CapsCine” (sessão de filme), no dia 30.
No Caps II Sérgio Sibilio Fritsch, no Jardim Belvedere, a programação começa com abertura de Mural Interativo, no dia 13; no dia 16 tem oficina de arteterapia com palestra; e o dia 22 começa com caminhada pelo “Janeiro Branco” e encerra com exibição do filme “Divertidamente”; no dia 29, está programada oficina da mulher.