VOLTA REDONDA
Funcionando em um prédio cedido pela Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec) à Prefeitura de Volta Redonda, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do bairro Santo Agostinho está promovendo desde terça-feira, dia 21, várias atividades na Semana de Enfermagem, em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro, comemorado no dia 12 de maio, e do Técnico de Enfermagem, dia 20. A programação encerra nesta sexta-feira, dia 24.
O coordenador-administrativo da UPA Santo Agostinho, o advogado Alex Martins, informou que, durante toda a semana os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, além de médicos da unidade, estão passando por uma capacitação sobre a judicialização da saúde, abordando o tema “Os riscos da responsabilidade civil dos profissionais da saúde”. As atividades, de acordo com ele, acontecem das 13h30min às 14h30min, alcançando todos os plantões da unidade.
Alex Martins ressaltou ainda que, o objetivo é fomentar um curso gratuito interno para os servidores da unidade.Disse também que a proposta é pensar, buscar conhecimento e trocar experiências práticas sobre os procedimentos e atendimentos realizados no nosso dia a dia. “Trazer conceitos, experiências práticas e melhorar o atendimento cada vez mais”, frisou Martins, que está no processo de transição para se licenciar do cargo para ser candidato a vereador. O médico Nelson Gonçalves está assumindo o cargo.
PESQUISA
Desde que assumiu a coordenação da unidade, Alex Martins vem realizando uma pesquisa de satisfação com os pacientes, com o objetivo de promover a democratização do atendimento e fazer um diagnóstico sobre o trabalho realizado na UPA.
Somente no ano passado, 17.503 pacientes foram contatados através de ligações telefônicas. Este ano o número já atingiu a marca de mais de 6 mil contatos realizados pelo próprio gestor da unidade, atingindo assim 23.936 pacientes ouvidos. A principal reivindicação dos usuários é que a unidade passe a oferecer atendimento pediátrico. O elogio mais comum é sobre a qualidade do atendimento prestado pela equipe da UPA. “O objetivo é saber se o mesmo atendimento, com rapidez e qualidade, também é realizado nos finais de semana, feriados e turno da noite. Não medimos esforços para assegurar conforto e segurança ao paciente, na busca de uma assistência de qualidade. Quanto à solicitação da inclusão do serviço pediátrico, estou verificando a possibilidade de atender os usuários junto ao prefeito Neto”, ressaltou Alex Martins.
NOVA UNIDADE
A reforma e ampliação da UPA do Santo Agostinho, que conta com recursos do Governo do Estado do Rio de Janeiro, está praticamente concluída. Os detalhes finais – como a instalação do mobiliário – já estão sendo concluídos. A expectativa é que o espaço passe a oferecer também atendimento pediátrico.
A unidade de urgência e emergência terá uma nova climatização em todas as salas, além da substituição dos itens de acabamento; modernização da sala de raio-x; criação de um Setor de Laboratório para maior agilidade nos resultados e apoio aos atendimentos médicos; e implantação do Setor de Esterilização, que vai evitar o deslocamento de materiais e funcionários para outras unidades de saúde. A UPA ganhará também uma nova e moderna recepção para melhor acolhimento dos usuários, além de nova iluminação, mobiliário e equipamentos, como as 15 camas hospitalares que chegaram em dezembro.
Todas essas melhorias vão fazer com que a Unidade de Pronto Atendimento aumente em 30% sua capacidade de atendimento. No último ano, a unidade atendeu mais de 50 mil pacientes, beneficiando não apenas os moradores do Santo Agostinho, como também do Volta Grande e localidades próximas. “Quero enaltecer o trabalho, compromisso, dedicação e o respeito de todos os profissionais da UPA com os usuários. Se hoje o atendimento da UPA melhorou, devo muito a minha equipe que não mede esforços para executar um trabalho de excelência. Como administrador da unidade, acompanhar o marco inicial da obra até a fase final é motivo de muita honra. Isso tudo graças ao empenho do prefeito Neto, juntamente com a Conceição, nossa secretária de Saúde, em parceria com o governo estadual, através do governador Cláudio Castro. Nossa cidade vai ganhar uma unidade moderna, ampliada e com a capacidade de aumentar o atendimento, graças a esses parceiros”, concluiu Alex Martins.