BARRA MANSA
A Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Secretaria de Saúde, está intensificando as ações de combate à dengue no município. Nesta sexta-feira, dia 28, a atenção foi concentrada no distrito Rialto, onde foram relatados pelo menos 10 casos da doença.
A veterinária e supervisora da Vigilância em Saúde Ambiental, Millena Borges, esclarece que, apesar dos relatos, nenhuma notificação oficial foi registrada no setor de epidemiologia do município. “Enviamos as equipes para verificar a situação através de visitas às residências onde ocorreram os casos suspeitos e confirmados. Além disso, conversamos com a equipe do posto de saúde local para coletar mais informações”, disse Millena.
As ações de combate incluem uma varredura nas casas suspeitas, onde foram aplicados inseticidas para o bloqueio residencial contra o mosquito Aedes aegypti. Um carro fumacê também percorreu as ruas do distrito, complementando o esforço com visitas domiciliares, orientações à população e distribuição de panfletos informativos.
“Essa mobilização busca não apenas conter a proliferação do mosquito, mas também educar a comunidade sobre a prevenção da dengue. A participação ativa dos moradores é essencial nesse combate, e nós da Vigilância em Saúde Ambiental reforçamos a importância de eliminar possíveis criadouros do mosquito, como recipientes com água parada”, concluiu.