ANGRA DOS REIS
Ao longo do ano, diversas iniciativas voltadas para o incentivo ao aleitamento materno são realizadas no município, inclusive, com profissionais de várias unidades de saúde indo pessoalmente a vários bairros de Angra dos Reis. Na última semana, equipes do Hospital e Maternidade de Angra dos Reis (HMAR) promoveram várias ações sobre o tema em horários e locais variados, reforçando a importância do aleitamento para mães e filhos.
Na terça-feira, 27 de agosto, o Quilombo de Santa Rita, no Bracuí, recebeu profissionais da maternidade, que efetuaram uma visita ao local. A equipe multidisciplinar organizou roda de conversa com gestantes e nutrizes quilombolas, para abordagem do tema amamentação por meio da palestra “Reduzindo a lacuna: apoio à amamentação para todos”.
RODA DE COVERSA
Foi informado às participantes da roda de conversa que o leite materno tem todos os nutrientes de que o bebê precisa até o sexto mês de vida. Quando recebe só leite materno, não precisa consumir chá, sucos ou água. Além disso, ele contém a água de que o bebê necessita, mesmo em locais muito quentes.
Na quarta-feira, 28, a Aldeia Sapukai, também no Bracuí, recebeu a visita da equipe multidisciplinar do HMAR a partir das 8h. A roda de conversa com mulheres indígenas abordou o tema “Cambu”, que significa “oferecer o peito”, na prática da amamentação na cultura indígena. Na intenção de também oferecer acolhimento humanizado e incentivo do aleitamento materno na aldeia, a palestra efetuada no Quilombo também foi ministrada.
REDUÇÃO DA MORTALIDADE NEONATAL
Os profissionais do HMAR esclareceram às participantes da conversa que amamentar os bebês logo após o nascimento favorece a redução da mortalidade neonatal, que acontece até o 28º dia de vida. O aleitamento materno na primeira hora de vida é igualmente importante para o bebê e para a mãe, já que auxilia nas contrações uterinas, diminuindo o risco de hemorragia. Para além das questões de saúde, a amamentação reforça o vínculo afetivo entre mãe e filho.
Na última quinta-feira, 29, foi a vez da comunidade da Vila do Abraão, na Ilha Grande, receber a visita da equipe multidisciplinar do HMAR, que aconteceu na Casa de Cultura Constantino Cokotós. A roda de conversa reuniu, a partir das 10h, gestantes e nutrizes caiçaras na abordagem do tema, que também focou na redução da lacuna da amamentação e no apoio ao ato, por meio do bate-papo.
Na última sexta-feira, 30 de agosto, a equipe do HMAR esteve no Clube Comercial, no Centro, para finalizar as ações voltadas ao aleitamento materno no mês de agosto.