Aciap-BM realizará segunda edição do Dia Internacional da Mulher Negra

Por Lara Salles

BARRA MANSA

A Associação Comercial Industrial e Agro Pastoril de Barra Mansa (Aciap-BM), através do Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura (Cmec) do município, realizará no próximo dia 27 de julho a segunda edição especial do Dia Internacional da Mulher Negra. O evento acontecerá às 18 horas, na Avenida Domingos Mariano, nº 196, no Centro. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo telefone: (24) 99907-4475.

A psicóloga e vice-presidente do conselho de Barra Mansa, Rute Pereira, explica que o tema da palestra deste ano será ‘Ubuntu – Mulheres que levantam mulheres’. “Existe uma frase que diz ‘Quando a mulher negra se movimenta, toda a estrutura da sociedade se movimenta com ela’ e é isso que queremos mostrar. Quando a mulher negra, que é à base da pirâmide social se movimenta e ascende socialmente, ela puxa todas as outras, mesmo que de forma involuntária. Queremos empoderar essas mulheres porque muitas delas não se sentem pertencentes a alguns ambientes, além de trazer também uma visibilidade para as afro empreendedoras da região”, explicou.

Após a abertura do evento com um coffee break, as participantes poderão assistir a uma palestra com a psicóloga e membra do Conselho Superior de Responsabilidade Social da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), Cida Raiz. Logo depois será realizado um ‘Talk com afro empreendedoras’, onde as convidadas contarão um pouco sobre suas vivências e experiências no empreendedorismo. São elas: a advogada e presidente da Comissão de Igualdade Racial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) Barra Mansa, Francyne Lima; a coordenadora do Memorial Zumbi e coordenadora da Feira Das Mina Preta, Renata Ferreira; medica pneumologista infantil, Suellen Silva; proprietária da sorveteria Sol e Neve, Adriana Ferreira e a vice-prefeita de Barra Mansa, Fátima Lima.

DIA INTERNACIONAL

No dia 25 de julho é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-Americana e Caribenha. A data relembra o marco internacional da luta e resistência da mulher negra para se reafirmar na sociedade e a necessidade de enfrentar o racismo e o sexismo vivido até hoje por mulheres que sofrem com a discriminação racial, social e de gênero. No Brasil, no mesmo dia também é celebrada pelo Dia Nacional de Tereza de Benguela e da Mulher Negra. Tereza de Benguela foi um líder quilombola que resistiu à escravidão durante duas décadas no século XVIII, lutando pela comunidade negra e indígena que vivia sob sua liderança. Para lembrar e reforçar a importância dessa data a CMEC realizará durante todo o mês ações que fazem parte do “Julho das Pretas”.

CMEC

O Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura é uma iniciativa, ligada às Associações Comerciais, que atua em conjunto com lideranças femininas para debater e incentivar temas que impactam diretamente no empreendedorismo feminino no Brasil. No Estado do Rio de Janeiro, Barra Mansa foi a primeira que implantou o conselho. Volta Redonda também aderiu à iniciativa no mês passado e agora Resende também está implantando um Cmec. A ideia é que todas as cidades do Sul Fluminense tenham esse conselho.

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos