BARRA MANSA
Após um primeiro ano de gestão marcado por avanços e fortalecimento institucional, a diretoria da ACIAP BM (Associação Comercial, Industrial, Agropastoril e Prestadora de Serviços) faz um balanço positivo das ações desenvolvidas ao longo de 2025 e projeta um novo ciclo de trabalho para 2026. Um dos projetos que já está sendo planejado é a 25ª edição da Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense), que promete ainda mais novidades.
“2026 já começou com novos desafios e muitas expectativas. Seguiremos trabalhando ainda mais pelo município, ampliando ações, fortalecendo projetos e buscando novos benefícios para os nossos associados. A ACIAP continuará sendo um espaço de diálogo, inovação e construção coletiva, contribuindo ativamente para o crescimento econômico e social de Barra Mansa”, ressaltou a presidente da entidade, Fernanda Fonseca Moysés, durante a primeira reunião de diretoria deste ano, na segunda-feira, dia 26 de janeiro.
A nova diretoria tomou posse no dia 12 de maio de 2025, em um momento histórico para a entidade. Pela primeira vez, duas mulheres assumiram simultaneamente os principais cargos de liderança: Fernanda, na presidência da associação, e Denyse Singulani, na presidência do Conselho Superior da ACIAP BM. Denyse é também presidente do CMEC de Barra Mansa (Conselho da Mulher Empreendedora e da Cultura) que, junto com a associação, promoveu diversos Encontros de Mulheres ao longo de 2025, reforçando o compromisso da entidade com o protagonismo feminino, o empreendedorismo e a valorização da mulher no ambiente empresarial.
“Quando mulheres ocupam cargos de decisão, elas inspiram outras mulheres, fortalecem redes de apoio e contribuem para um ambiente de negócios mais justo, colaborativo e sustentável. Esse movimento fortalece o empreendedorismo feminino e amplia o impacto positivo das entidades no desenvolvimento econômico e social”, destacou Denyse Singulani.
Desde o início do mandato, a diretoria atuou de forma estratégica para estreitar o relacionamento com a prefeitura de Barra Mansa, que também iniciou uma nova gestão. Foram realizadas reuniões institucionais com o prefeito e secretários municipais, fortalecendo o diálogo e a construção conjunta de ações em prol do desenvolvimento econômico, comercial e social do município. A entidade participou de eventos em parceria com a prefeitura e outras entidades e instituições, como as edições do Rua de Compras, Show de Prêmios, Feirão Limpa Nome, Feirão de Empregos e Caminhão da Caixa.
A ACIAP também teve participação ativa em pautas estratégicas para o município, com representantes da diretoria integrando o Conselho Comunitário de Segurança de Barra Mansa, contribuindo para a discussão e construção de ações voltadas à segurança pública. Outro destaque foi a realização de um debate sobre a Lei do Aço, que pode trazer oportunidades para o desenvolvimento regional. A programação do ano incluiu ainda palestra sobre a Reforma Tributária; participação no Incorpora Médio Paraíba, realizado com a FACERJ; além de quatro edições do Café com Negócios, encontros que reuniram empresários, fomentando networking, capacitação e oportunidades comerciais.
Para Fernanda, o principal projeto que a ACIAP BM realizou em 2025 foi a 24ª edição da Flumisul (Feira Internacional de Negócios do Sul Fluminense). Promovido em parceria com a prefeitura, com o apoio do Sebrae e das secretarias estadual de Turismo e Gastronomia, o evento aconteceu entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, e trouxe novidades como a Arena Gamer (espaço dedicado ao universo dos jogos eletrônicos e da tecnologia), o projeto Tô no Rio (um palco especial voltado à cultura e ao entretenimento) e o Estande de Gastronomia (com aulas e oficinas com chefs renomados).
“Fazemos um balanço muito positivo desse primeiro ano de gestão. Foi um trabalho construído com muita união da diretoria, diálogo constante e a busca por parcerias sólidas. Desde o início, nosso objetivo foi estreitar relações com o poder público, com outras entidades e instituições, sempre pensando no desenvolvimento de Barra Mansa e no fortalecimento do setor produtivo. A ACIAP mostrou que, quando há união e propósito, os resultados acontecem”, concluiu Fernanda, lembrando ainda que o ano foi finalizado com a tradicional Cantata de Natal, realizada na sacada da ACIAP e que já faz parte do calendário natalino da cidade. No último ano, pela primeira vez, o evento ocorreu em dois dias e reuniu dezenas de pessoas.