BARRA MANSA
Representantes de diversas secretarias e autarquias participaram ontem da segunda etapa do ‘Acelera Compras’, através do ‘Programa Compra Mais’ desenvolvido pelo Sebrae em parceria com a prefeitura. O evento aconteceu no Parque Natural Municipal de Saudade.
De acordo com o consultor do Sebrae, André Netto, a ação visa auxiliar o Executivo na implementação do tratamento diferenciado aos pequenos negócios e agricultores familiares, visando a desburocratização de processos, redução de custos e fomentar a economia, fazendo com que o dinheiro circule dentro do município. “A intenção é facilitar a parceria entre micro e pequenos empreendedores junto ao órgão público. Ajudar aos setores de compra e licitação a elaborar editais adaptados, planejamento de compras e capacitar os empresários, em uma nova fase”, explica.
Netto ainda destaca que durante os encontros serão apresentados os principais conceitos legais, práticas e dicas relacionadas ao mercado de compras governamentais e ao processo de fornecimento a órgãos públicos, facilitando a oportunidade de negócios. “O treinamento é focado no aprendizado dos benefícios para micro e pequenas empresas em licitações públicas e ensina também como avaliar os riscos de um edital, como participar de um pregão e direitos e deveres das empresas”, citou.
A gerente de relações empresariais, Daniele Fidelis, conta que por conta da burocracia de compras, os pequenos produtores acabam se afastando das licitações. “Com essa capacitação do Sebrae a economia gira internamente e município e pequenos empresários saem ganhando. Nosso objetivo é dar mais transparência e facilidade aos pequenos empreendedores aos processos licitatórios”, destaca.