RESENDE
Será realizada neste sábado, dia 8, a 4ª edição da ação social “Resende Cidadã”, na Escola Municipal Jardim das Acácias, situada na Rua Dona Filó, no bairro Fazenda da Barra II. O evento é promovido pela Diretoria de Direitos Humanos, ligada à Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. A ação, que acontecerá entre 9 e 12 horas, ocorre uma vez por mês. O objetivo é oferecer atendimentos públicos e orientações, além de incentivar a cidadania nas comunidades em situação de vulnerabilidade social ou com dificuldade de acesso a bens e serviços.
A programação inclui a apresentação do grupo da Terceira Idade + Ativa, da prefeitura, às 9h30min. Paralelamente, haverá a oficina do Sine (Sistema Nacional de Emprego). O Sine + Empregabilidade abordará o tema “Como aumentar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho?”. Às 10 horas, terá demonstração de balé, projeto desenvolvido pelo governo municipal. Às 10h20min, será a vez da oficina elaborada pelo Programa “Consultório na Rua”, vinculado à Atenção à Saúde da População em Situação de Rua. A segunda oficina irá fazer uma dinâmica em grupo visando dar visibilidade ao assunto. A ação será encerrada com o show de Anne Nogueira e Thiago Zaidan.
De acordo com a diretora de Direitos Humanos, Emanuele Dalpra, a ação foi elaborada a partir do conceito do antigo ‘Balcão de Direitos’, que passou por uma reformulação visando expandir as atividades inseridas e otimizar a temática cidadania. “A primeira edição aconteceu no dia 16 de março deste ano, no Parque Coophasul, no bairro Cidade Alegria, e foi um sucesso. A intenção da reestruturação foi aumentar o número de serviços oferecidos, além de dar uma nova roupagem para valorizar a questão do exercício da cidadania. O ‘Balcão de Direitos’ reunia basicamente ações da Saúde e da Assistência Social. Atualmente, temos aproximadamente 30 parceiros articulados, entre serviços públicos municipais e estaduais, setores privados e organizações da sociedade civil”, afirma.
Segundo a diretora, nesta edição, haverá ainda serviços da Atenção Básica de Saúde, de fisioterapia e das áreas de saúde bucal e mental, entre outros. A Fundação Leão XIII também participará com a gratuidade de certidões e carteiras de identidade. No ‘Resende Cidadã’, também estarão envolvidos os seguintes órgãos e serviços municipais: CRAS (Centro de Referência da Assistência Social) Jardim Esperança; Niam (Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher); Coordenadoria da Mulher; SEAS (Serviço Especializado de Abordagem Social); Centro Pop (Centro de Referência Especializado para a População em Situação de Rua); e CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).