VOLTA REDONDA
Uma manhã inteira preparada especialmente para celebrar o mês da mulher. A Prefeitura de Volta Redonda, por meio da Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac), promoveu, neste sábado, dia 25, uma grande ação social na Praça Brasil, no bairro Vila Santa Cecília. A ação social contou também com o apoio das secretarias municipais de Saúde (SMS), de Esporte e Lazer (Smel) e do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA).
Durante o evento as participantes foram contempladas com shows regionais, atividades para as mulheres, como corte de cabelo, massagem, tratamentos de beleza, entre outros, além de aferição de pressão, aula de dança, brinquedos para as crianças, distribuição de pipoca e algodão doce, além de um mutirão para recadastramento do Cadastro Único (CadÚnico), que atendeu mais de 500 moradores beneficiados por programas sociais. “Um evento maravilhoso e pensado para celebrar o mês da mulher, que é tão gigante, uma fortaleza. Agregado a isso, realizamos pela primeira vez este tão importante mutirão de recadastramento do CadÚnico, facilitando para que as pessoas que trabalham durante a semana possam ser atendidas, já que os Centro de Referência de Assistência Social (Cras) funcionam em horário comercial”, destacou a secretária de Ação Comunitária, Carla Duarte.
PRESTIGIANDO O EVENTO
O deputado estadual Munir Neto, que foi secretário municipal de Ação Comunitária, prestigiou o evento e parabenizou o trabalho da Smac, afirmando que a Secretaria é referência. “É um exemplo para o Brasil todo. A Carla conseguiu dar continuidade ao trabalho que fazíamos e avançar muito mais. O evento está maravilhoso e precisamos parabenizar também as demais secretarias que estão participando. É a população de Volta Redonda recebendo a cada dia mais benefícios que aumentam a qualidade de vida de todos”, parabenizou.
Uma das centenas de mulheres que participaram do evento foi Cristiane de Miranda, de 41 anos. A moradora do bairro Três Poços aproveitou para atualizar o seu cadastro no CadÚnico e também passou pelas tendas da Saúde, aferindo a sua pressão e verificando a glicose. “O meu cadastro veio com muitas inconsistências, mas hoje consegui resolver tudo aqui no mutirão. Foi muito rápido e fácil o atendimento. Estão todos de parabéns pelo evento. Uma ótima maneira de celebrar o mês da mulher”, disse.
RECADASTRAMENTO REALIZADO
Quem também realizou o seu recadastramento foi Rosângela de Oliveira Freitas, de 40 anos, moradora da Vila Americana. “O atendimento foi muito bom e rápido. Vai ajudar muitas pessoas. O evento também está muito bonito e maravilhoso, com muitas atividades para as mulheres. Com certeza vou aproveitar todas”, ressaltou.
A diretoria do departamento de Vigilância socioassistencial, Thais Alexandre, revelou que a Secretaria Municipal de Ação Comunitária (Smac) irá realizar outros mutirões de recadastramento do CadÚnico (Cadastro Único) ao decorrer do ano, sempre aos sábados. “Pretendemos agora fazer uma do lado do Retiro, contemplando também o outro lado do Rio. É importante também lembrar as pessoas que se elas puderem ir aos Cras verificarem se o nome está na lista para fazer a atualização do cadastro, imediatamente tem que fazer, se não pode ocorrer o bloqueio, suspensão ou até o cancelamento do benefício”, concluiu.