QUATIS
Com o objetivo de ampliar as ações de prevenção contra a hipertensão arterial e o Acidente Vascular Cerebral (AVC), a Secretaria de Saúde realiza nesta quinta-feira, dia 27, entre 8 e 11 horas, na Praça Teixeira Brandão, no Centro, a ação Saúde na Praça, com uma programação especial para orientar a população sobre os cuidados necessários neste período de clima frio quando as doenças são mais propensas.
A ação preventiva terá a participação de técnicos de enfermagem, agentes do Programa de Saúde do Trabalhador e de profissionais do Programa de Saúde Bucal, além de idosos atendidos pelo projeto Ativa Idade, da Secretaria de Esportes e Lazer. “A administração municipal já oferece atendimento em suas unidades médicas visando à prevenção e o tratamento destas patologias, mas queremos reforçar as informações sobre os cuidados que a população precisa ter para evitar as doenças ou tratá-las de maneira correta, no caso das pessoas que já a contraíram. Com a chegada do inverno, estaremos na Praça Teixeira Brandão ampliando as orientações para os moradores”, explica a coordenadora da Secretaria de Saúde e responsável pela programação, Cleonice Ramos.
Além das orientações que vão ser passadas aos moradores, a prefeitura vai oferecer ainda os serviços de aferição da pressão arterial e o teste do diabetes. As pessoas que passarem pela Praça Teixeira Brandão durante a ocorrência do evento vão receber também orientações a respeito da prevenção contra o diabetes e os procedimentos corretos visando à preservação da saúde bucal.
Já os idosos do projeto Ativo Idade realizarão exercícios ao ar livre com o objetivo de salientar a importância das atividades físicas, mesmo no inverno, quando os vasos sanguíneos costumam se contrair, daí a importância de as pessoas estarem em movimento para garantir a perfeita circulação do sangue até o coração.
CAUSAS DO AVC E HIPERTENSÃO
Uma pesquisa do Instituto Nacional de Cardiologia aponta que, no tempo do inverno, o número de casos de hipertensão arterial (pressão alta) costuma crescer 30% em todo o país. Já os registros de AVC, conhecido como derrame, aumentam em pelo menos 20%. As doenças cardiovasculares, dentro das quais o AVC e o infarto estão inseridos, representam a causa principal de óbitos no Brasil. São cerca de 300 mil mortes por ano.
A Secretaria de Saúde relaciona que, entre as causas principais de infartos e casos de AVC, está a dependência do cigarro, hipertensão arterial, colesterol alto, diabetes, sedentarismo, carga excessiva de estresse e obesidade. Estudos realizados por especialistas afirmam que, atualmente, os casos de diabetes afetam 7,6% da população brasileira, na faixa etária de 30 a 69 anos. Com relação às pessoas com mais de 60 anos, o percentual da população atingida por essa doença chega a 20%.