Ação em Barra Mansa promove empatia entre motoristas de ônibus e ciclistas

0

BARRA MANSA
A Associação de Mobilidade Sustentável (Aciclica) promoveu na manhã desta sexta-feira, dia 11, uma atividade para o desenvolvimento da empatia entre motoristas de ônibus e ciclistas. Com o apoio do Sest/Senat, quatro condutores de ônibus foram convidados a participar de uma simulação, onde eles saíram do volante para assumir os pedais. Na atividade, realizada no Parque da Cidade, os motoristas foram confrontados com algumas situações pelas quais os ciclistas passam, uma delas do desrespeito a distância de 1,5 metro lateral entre o veículo e a bicicleta, determinação do Código Brasileiro de Trânsito.

Um dos associados da Aciclica e que coordenou a ação desta sexta-feira, o ciclista André Vaz, lembrou que a atividade serviu para promover a conscientização de motoristas e a empatia, ao se colocar no lugar do próximo. “Várias situações foram simuladas hoje aqui. Primeiro com os motoristas de ônibus trocando de lugar e pedalando uma bicicleta adaptada, com o condutor do veículo respeitando o limite de velocidade, que era o de 40 km/h, e também o da distância de 1,5 metro lateral. Depois esse espaço foi reduzido e a velocidade aumentada para 50 Km/h e por último, o ônibus passando a uma velocidade de 60 Km/h mais próximo ainda dos ciclistas e buzinando, que é uma situação bem desagradável e que acontece conosco”, comentou Vaz.

O motorista de ônibus Leandro Moreira classificou a atividade como uma experiência única. “Você se colocar no lugar do outro é bom, porque nós enquanto estamos dirigindo não temos essa noção, até pelo tamanho do veículo. Infelizmente o que falta na região é uma via para os ciclistas, então é importante a gente ter esse cuidado”, comentou.

DE BIKE AO TRABALHO
O membro da Aciclica destacou ainda que a atividade promovida no Parque da Cidade fez parte da campanha “De Bike ao Trabalho”, ação mundial e que no Brasil é feita pela rede Bike Anjo, como uma forma de promover o uso da bicicleta como opção de transporte. A ideia é deixar o carro na garagem e ir de bicicleta ao trabalho. “Essa mobilização é feita toda segunda sexta-feira do mês de maio e tem como objetivo estimular o uso da bicicleta como meio de transporte. Além disso, estamos produzindo um documentário e uma websérie que pretendemos lançar daqui a um mês que vai abordar a mobilidade no Sul Fluminense. O documentário tem previsão para ser lançado em setembro”, revelou.

 

Deixe um Comentário