Ação educativa é realizada para evitar acidentes na linha férrea no carnaval

0

BARRA MANSA

Aconteceu na manhã de quarta-feira, dia 19, uma ação educativa para pedestres e motoristas de Barra Mansa, com objetivos de evitar acidentes na linha férrea durante as folias de carnaval. A campanha, que aconteceu na passagem de nível da Rua Duque de Caxias, no Centro, foi realizada pelo Sindicato dos Ferroviários, com o apoio da Guarda Municipal, e em parceria com a MRS e VLI, que são as duas ferrovias que cortam a cidade. Na ocasião, foram entregues panfletos com dicas de segurança e orientações a serem seguidas na hora de atravessar a linha do trem.

Com o foco no ‘Carnaval de Responsa’, o grupo também convidou o presidente da Associação dos Moradores, do bairro Roberto Silveira, Valdir de Almeida, o Doga, que participa da organização do famoso Bloco do Boi. “Nós conversamos com os responsáveis das ferrovias, ouvimos dicas de segurança e vamos passar isso para os foliões”, disse, completando que o bloco tem um fluxo de milhares de pessoas. “No bloco vamos orientar aos pais para que tenham atenção com as crianças e que os adultos também estejam atentos com a linha”, disse.

O diretor regional do Sindicado dos Ferroviários, Antônio Marcelino, explicou que no carnaval, existem pessoas que costumam andar pela linha férrea e a intenção é mostrar os riscos desse ato. “Além de trafegar na ferrovia, algumas pessoas que sentem vontade de ir ao banheiro, costumam ir na linha férrea urinar. Por isso é importante orientar e alertar sobre o perigo que isso traz”, ressaltou.

Marcelino ainda explicou que o trem passa de 20 a 25 quilômetros por hora. “Se alguém entrar na frente, ele pode levar até um quilômetro para parar, após aplicar o freio de emergência”, concluiu.