Ação é realizada na Praça Matriz em alusão ao Dia Internacional da Mulher

0

BARRA MANSA

Associação Mulher, Cidadania, Ambiente e Economia Solidária realizou na manhã de sábado, dia 7, uma ação na Praça Matriz, no Centro de Barra Mansa, em alusão ao Dia Internacional da Mulher, lembrado no dia 8 de março. O evento contou com distribuição de informativos, varal de poesias, e apresentações de mulheres no microfone disponibilizado no local. A integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher (Cedim) e uma das fundadoras da Associação Mulher, Inês Pandeló também esteve presente. O objetivo da ação foi lutar por mais direitos e pela diminuição da violência contra mulher

De acordo com Inês, a conscientização consiste na importância dos direitos das mulheres. “Houve um retrocesso nos últimos meses. Temos órgãos fechando, secretarias importantes já não existem, então queremos alertar sobre isso. Mas além disso, estamos pautando a violência contra a mulher”, disse, completando que o representante do Guardiões Maria da Penha, da Polícia Militar, Cabo Fabrício Cruz Barreiro, relatou em uma palestra da OAB-BM, realizada na última sexta-feira, dia 6, que Barra Mansa registra o maior número de violência contra as mulheres. “Nós acreditamos que para mudar essa realidade, a conscientização é o melhor caminho” exclamou.

A secretária da Associação Mulher, que também faz parte do conselho do Direito da Mulher, Chiquinha Marques, informou que durante a ação haveria discursos chamando as mulheres a reivindicarem por seus direitos. “Estamos sempre na luta por mais direitos. Estamos perdendo alguns espaços, como a aposentadoria, que infelizmente teve um retrocesso na reforma da previdência, perdemos também a Secretaria das Mulheres. Mas estamos lutando para mudar o cenário, e uma das reivindicações é a reabertura do Centro Especializado de Atendimento à Mulher (Ceam) de Barra Mansa”, afirmou.

MULHERES UNIDAS

Um outro grupo de mulheres, que ainda não tem um nome definido, esteve presente na Praça da Matriz no sábado. O novo grupo apresentou cartazes em homenagem ao Dia da Mulher nos semáforos em frente a praça.

De acordo com uma das integrantes. Paola Sapede, de 36 anos, moradora do Ano Bom, o grupo existe desde outubro e participam mulheres que passaram por relacionamentos abusivos. “Estamos aqui para mostrar que é possível mudar de vida e sair dessa relação. Queremos ajudar essas outras mulheres, por isso montamos esse grupo e de 15 em 15 dias nós nos reunimos e cada uma leva uma nova integrante. Nos encontros e compartilhamos experiências. Com isso nós nos apoiamos”, finalizou.

O número para quem quiser participar dos encontros é o (24) 98166-0004.

Deixe um Comentário