Ação de hospital atende desejos de pacientes internados

0

VOLTA REDONDA

Já imaginou ser o gênio da lâmpada na vida de alguém e poder atender a um pedido especial? E se a sua missão fosse realizar o desejo de pacientes internados em um Hospital por muito tempo, e privados do acesso a coisas simples, você toparia o desafio? O Hospital Unimed Volta Redonda topou e hoje sexta-feira (5), com o apoio de colaboradores e cooperados a unidade incorporou esse gênio e realizou a ação Dia do Desejo, com muita energia. Sete pacientes internados foram surpreendidos ao verem seus desejos realizados.

Durante duas semanas as equipes internas de enfermagem e psicologia fizeram uma escuta ativa com estes clientes para tentar entender o que eles mais sentiam falta naquele momento de internação. O que mais apareceu nessas conversas foi o desejo de saborear a comida preferida. Rapidamente, estes colaboradores se mobilizaram verificando as possibilidades clínicas e após autorização médica levaram os pedidos para a equipe de Nutrição. Carne seca com jiló, risoto de camarão, torta alemã, bolo de chocolate, bacalhau, angu e até um X-tudo foram alguns dos itens que formaram o cardápio, elaborado pela equipe do hospital, sem que os pacientes soubessem.

Cuidado que vai além

Dentre os pacientes ouvidos também estão dois jovens em tratamento. Matheus (18), que trata uma leucemia e Henrique (19), que acaba de passar por um transplante de medula óssea no Hospital.  Ambos estão com restrição alimentar e os desejos apontados por eles foram assistir a um jogo de futebol do time do coração e jogar videogame, respectivamente. Toda a equipe envolvida no atendimento a estes pacientes se mobilizou para criar a atmosfera de jogos e games e proporcionar aos pacientes um momento especial.

“Ações como essa fazem parte do nosso dia a dia. Para nós cuidar é um compromisso que vai além da assistência médica. É se colocar no lugar do outro e olhar para a necessidade de cada paciente colaborando para uma melhor experiência”, afirmou o diretor técnico do Hospital Unimed Volta Redonda, Dr. Vitorio Moscon Puntel.

O Dia D

O Hospital trabalha com o conceito de confort food, a comida que alimenta e dá conforto. Fortalecendo essa ideia foi ofertado aos 05 pacientes de longa permanência o alimento desejado em um formato especial. Inspirado pela entrega delivery, os clientes foram surpreendidos ao receber a refeição desejada na companhia de seu familiar e acompanhante. “Cuidar de quem a gente ama não tem preço. E mãe é o nosso porto seguro. Fico muito feliz de estar com a minha mãe hoje e ver este cuidado com ela”, comentou Ângela Rodrigues, filha da paciente Adélia, que saboreou bolo de chocolate e caqui.   Dona Adélia teve alta na mesma manhã.

Sra. Adélia Aparecida Gonçalves, cliente surpreendida com a entrega do bolo e do caqui – Foto: Divulgação

Para o Matheus, a surpresa foi chegar ao quarto e encontrar cartazes colados na parede com os dizeres “Torcida do Matheus”, a entrega de uma blusa do time do coração personalizada com o nome dele e assistir ao jogo em uma TV maior, com direito a pipoca. Tudo isso para criar uma atmosfera próxima a de um estádio, local aonde ele desejava estar para assistir ao jogo.  O clima foi de muita emoção e energia. “A palavra é gratidão. Somos de Campos e quando chegamos aqui em uma cidade diferente, em um Hospital que não conhecíamos ficamos apreensivos. Fomos tão bem acolhidos por toda a equipe e pelos médicos, que meu filho diz se sentir em casa. Esse carinho não tem preço e vamos levar para sempre. É isso que vem nos fortalecendo”, reforçou Elisângela Morgade, mãe do Matheus. Amanhã (6), Matheus comemora 19 anos.

Matheus Morgade, 18 anos, assistindo ao jogo de futebol do time do coração

Já o Henrique, paciente encaminhado pela Unimed Noroeste para transplante no Hospital de Volta Redonda, foi surpreendido pelo aparelho de videogame no quarto podendo jogar durante todo o final de semana. O videogame faz parte do dia a dia do adolescente em seus momentos de lazer. E pensando em aproximar o ambiente hospitalar da rotina familiar o Hospital investe em ações de hospitalidade, como essa.

Laudiceia Rodrigues feliz ao receber seu prato de bacalhau com batatas e cenoura – Foto: Divulgação

O Hospital acredita que viabilizar momentos como esse colabora com uma melhor experiência do paciente e com a entrega do Jeito Unimed de Cuidar (JUC), cultura organizacional assumida pela Cooperativa em 2009, nas relações com colaborador, médico cooperado, cliente e fornecedor. O JUC tem como base os pilares Gentileza, Respeito e Competência.

Mais sobre o Dia do Desejo

Todas as refeições foram elaboradas e preparadas pelos nutricionistas da unidade médica – Foto: Divulgação


O Dia do Desejo acontece nessa sexta-feira, 5 de abril, em todas as Unimeds do estado. O objetivo é proporcionar alegria e conforto aos pacientes internados em longa permanência. A ação também é alusiva vai ao Dia Mundial da Saúde, celebrado em 7 de abril. A iniciativa foi inspirada na Unimed Nordeste do Rio Grande do Sul.

Deixe um Comentário