Ação contra alagamentos: Resende orienta a população e também realiza obras de drenagem pluvial e promove a limpeza de bueiros

0

RESENDE

Calor, clima abafado e fim de tarde com pancadas de chuvas. O clima típico da estação do verão tem provocado transtornos em diversos municípios brasileiros com a incidência de temporais. As chuvas quando concentradas em alto índice pluviométrico numa mesma região favorecem o surgimento de alagamentos.

Situação que diversos moradores enfrentam como na Vila Julieta, Manejo, Cidade Alegria e Jardim Jalisco. Segundo a Prefeitura de Resende, para evitar alagamento de vias públicas durante o verão as equipes atuam na constante limpeza e manutenção das redes e bueiros, além de obras de sistema de drenagem das águas pluviais. “Existem obras concluídas e também projetos prontos para que novos bairros sejam atendidos. Algumas das obras de drenagem já concluídas estão em diferentes bairros como Engenheiro Passos, Paraíso, Vila Julieta, Elite, Santa Isabel, Vila Santa Isabel, Jardim do Sol, São Caetano, Alambari, Mirante das Agulhas, Ipiranga, Cabral e Monet, por exemplo”, cita a prefeitura.

Várias vias registram acúmulo de águas pluviais durante as tempestades do verão – Redes Sociais

Em relação à limpeza de bueiros e valas, o serviço é feito através da supervisão da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos, com cronograma nas comunidades. “A Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos executa a limpeza de bueiros e valas de forma contínua nos bairros de Resende. Uma equipe atende aos bairros seguindo um cronograma. E a outra é responsável por atender as solicitações por ordem de serviços, ofícios e processos. Além dos casos emergenciais que vão surgindo, por exemplo: chuvas fortes que ocasionaram um ponto de retenção de água, onde as equipes já vão até o local para evitar problemas futuros”, explica a Prefeitura de Resende, citando que a cidade tem mais de 80 bairros e para a limpeza é feito um cronograma que segue uma sequência de localidades que são próximas para a realização dos trabalhos.

MUTIRÃO DE LIMPEZA

Mesmo com o sistema de limpeza urbana e mutirão de coleta nos bairros localidades como a Grande Alegria se destaca pelo acúmulo de entulho em vias públicas e terrenos baldios. Uma prática que colabora para entupir as vias de drenagem e a proliferação de vetores como pernilongos e o mosquito da dengue. “O município faz um trabalho de conscientização e de retirada de entulho dos bairros (mesmo não sendo obrigação da Administração Municipal realizar essa retirada), porém, infelizmente, jogar lixo na rua é uma prática constante de alguns munícipes”, frisa o governo municipal.

A limpeza nos bairros segue cronograma definido pela prefeitura – Redes Sociais

COMO AGIR EM SITUAÇÃO DE ALAGAMENTO

O cidadão deve evitar locais que costumeiramente possam acumular água durante os temporais. A Defesa Civil recomenda para os pedestres que estiveram nas ruas durante os temporais que procurem alguma área de abrigo como comércios e evitem atravessar por pontos alagados, pois podem ser locais de perigo devido a buracos e enxurradas. “Principalmente para os pedestres, a recomendação é evitar sair de casa durante temporais. Para os motoristas, a Defesa Civil alerta que devem procurar locais mais altos e evitar pontos em que a água já está cobrindo o meio fio, para não ter maiores problemas de passagem. Caso for possível, os motoristas devem evitar passar pelos pontos de alagamento e escolher um outro caminho sem interdições para chegar ao destino”, informa a prefeitura.

As chuvas geram alagamento de ruas e a limpeza urbana contribui para evitar o problema – Redes Sociais

Para os residentes em áreas de risco, durante os temporais a orientação é que procurem um local seguro, tendo previamente separado os documentos, desligar a energia do imóvel e, se possível, colocar os móveis e pertences em um local mais alto no interior da residência. “Para qualquer emergência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo telefone 193”, enfatiza a prefeitura.

Deixe um Comentário