Açafrão: conheça sua origem, saiba os benefícios e aprenda receitas com a especiaria

0

BRASÍLIA

Quando se trata de saúde, é sempre bom lembrar que os alimentos que consumimos exercem um impacto primordial sobre como nos sentimos física e mentalmente. A primeira linha de defesa do nosso organismo depende de estratégias funcionais da dieta e estilo de vida. Isso se reflete nos ingredientes que usamos no dia a dia.

Um deles é o açafrão, por exemplo. Ele consiste no estigma da planta Crocus sativus, que é a parte onde o grão de pólen inicia a germinação do tubo polínico. Cada flor tem apenas três estigmas e, por isso, ele é considerado um tesouro da gastronomia. Estima-se que, para obter um quilo da especiaria, são necessárias 75 mil flores. Culturalmente, ele já foi usado para tingir roupas, perfumar ambientes e até fazer parte de rituais budistas.

Numerosos estudos indicam que as propriedades encontradas nele são atribuídas em especial aos carotenoides, crocina e safranal, substâncias químicas que agem como antioxidantes e coletores seletivos de radicais livres.

Os benefícios do açafrão são muitos: ele potencializa a memória, tem efeito ansiolítico e relaxante, reduz os sintomas de abstinência de morfina, protege contra o infarto do miocárdio, melhora a função renal, atua contra doenças infecciosas, entre outros. Para potencializar esses efeitos é preciso fazer uso contínuo. Ele é um potente antioxidante, agindo no combate ao envelhecimento e diversos tipos de doenças. O ideal é consumi-lo no desjejum por conta da janela de absorção de nutrientes.

 

 

Deixe uma resposta

error: Conteúdo protegido !