Academias e Igrejas são liberadas para reabrirem em Quatis

0

QUATIS

As Igrejas e academias foram liberadas de reabrirem suas portas na terça-feira, dia 16, desde que cumpram regras estabelecidas. O prefeito Bruno de Souza (MDB) assinou no final da tarde de segunda-feira, dia 15, um novo novo decreto que determina a flexibilização das atividades que estavam interrompidas devido a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). No mesmo documento, também prorroga até o próximo dia 30, a validade de três decretos em vigor. Entre eles, as de ações no controle de acesso de veículos e pessoas por meio da barreira sanitária (Decreto Nº 2.864); o decreto que determina os procedimentos de prevenção do Covid-19 (Decreto Nº 2.865) e o que torna obrigatório o uso de máscaras (Decreto Nº 2.878).

De acordo com o decreto assinado pelo prefeito, tanto os templos religiosos quanto as academias de ginástica deverão limitar a no máximo 50% o uso do espaço interno. Nas duas atividades, o ingresso e a permanência das pessoas deverão ser permitido somente com o uso contínuo de máscara e produto para a higienização das mãos. Na entrada, deverá ser verificada a temperatura corporal de cada frequentador. No caso de alguma pessoa apresentarem temperatura acima de 37,7 graus Celsius, bem como alguém demonstrar sintomas próprios do Covid-19, deverá ter seu acesso impedido e orientado a procurar atendimento médico. O decreto também proíbe a aglomeração de pessoas antes ou depois da realização de cultos ou atividade física.

Preocupado com a saúde dos idosos com mais de 60 anos e imunodeficientes, pertencentes ao grupo de risco do novo coronavírus, a prefeitura ainda orienta pelo decreto que permaneçam em casa, mantendo o isolamento social e realizando suas orações de forma reservada. Para atendê-los, o decreto também orienta que seja mantida ou implantada as transmissões de celebrações religiosas por meio online.

ACADEMIAS

As atividades que envolvam contato físico entre praticantes, compartilhamento de aparelhos, instrumentos, pesos e outros equipamentos, sem a prévia higienização está proibido. Também está proibido o uso de bebedouros de água por pressão de uso coletivo, sendo cada aluno responsável por levar o próprio líquido para consumo. Os clientes deverão assinar um termo de responsabilidade sobre os itens contidos no decreto e ainda responder um questionário clínico onde deverá informar o seu estado de saúde e se possui contato direto com pessoas do grupo de risco.

Antes de retomarem suas atividades, os responsáveis pelas academias deverão encaminhar um relatório fotográfico à Secretaria Municipal de Saúde para comprovar a adoção dos procedimentos de prevenção determinados no decreto, sendo vedado o seu funcionamento sem a apresentação desse relatório.

NOVOS HORÁRIOS DE ATIVIDADES ECONÔMICAS E PREFEITURA

Com exceção do comércio considerado essencial, os templos religiosos e as academias, que não terão restrição no horário de funcionamento, todas as demais atividades econômicas parcialmente liberadas terão seu horário para funcionar entre 10 e 18 horas, inclusive aos finais de semana e feriados. Em caso de denúncia comprovada e descumprimento das determinações deste decreto, a atividade poderá ser suspensa e o proprietário responsabilizado.

No novo decreto prefeito Bruno também amplia o horário do comércio que atua com restrições, passando a funcionar das 10 às 18 horas-Arquivo VC

O horário do expediente da Prefeitura passa a ser das 9 às 15 horas, de segunda a sexta-feira, tanto no Centro Administrativo quanto nas repartições municipais fora da sede. A exceção, são os serviços essenciais que terão suas atividades mantidas de forma ininterrupta, conforme critérios definidos pelos secretários municipais.

error: Conteúdo protegido !