BARRA MANSA
Neste domingo, dia 15, a Academia Barra-mansense de História (ABH) completa 25 anos. Para celebrar , na próxima terça-feira, dia 17, acontece uma sessão solene, as 19 horas na Aciap. O evento é aberto ao público.
Fundada no dia 15 de outubro de 1998, a ABH tem participado ativamente das principais ações em defesa do patrimônio cultural. Esteve presente na luta pela reforma da Fazenda da Posse, da Estação
Ferroviária e do Casarão do Clube Municipal.
A instituição também participou da construção de políticas públicas destinadas a cultura da cidade, como a criação do Museu da História de Barra Mansa, a elaboração do Sistema Municipal de Cultura, do Programa de Ocupação Artística dos Equipamentos Públicos de Cultura e na elaboração do texto da Lei que versa sobre o Tombamento do Patrimônio Cultural de Barra Mansa.
De acordo com o presidente da instituição, o historiador Nikson Salem, a ABH possui um dos maiores acervos do Estado do Rio de Janeiro. “São aproximadamente 20 mil fotos, mais de 5 mil exemplares de jornais antigos, além de livros, revistas, mapas, medalhas e outros objetos que contam a história de Barra Mansa”.
O presidente ressalta ainda que “o extenso material que faz parte do acervo é resultado da confiança e respeito conquistado entre os munícipes. “As pessoas fazem doações de documentos para que a instituição possa salvaguardar”.