VOLTA REDONDA
Após dois anos de paralisação devido a pandemia de Covid-19, a maior competição esportiva escolar do Sul Fluminense está de volta. Foi aberta nesta sexta-feira a edição 2022 dos Jogos Estudantis de Volta Redonda. A cerimônia aconteceu no ginásio do Clube dos Funcionários, reunindo centenas de alunos e também o ex-atleta e bicampeão olímpico de vôlei Giovane Gávio. Ele acendeu a pira olímpica ao lado dos estudantes Laysa, Sara e Deyvid. Mais de dois mil atletas de 39 escolas das redes municipal, estadual e federal participam das competições.
Serão 24 modalidades esportivas com a estreia das disputas de Skate (street), Ginástica Rítmica e Ginástica de Trampolim. Também serão disputadas competição de Atletismo; Badminton; Basquetebol; Cabo de Guerra; Câmbio; Futebol Society; Futsal; Ginástica Artística; Handebol; Judô; Karatê; Natação; Queimada; Taekwondo; Tênis de Campo; Tênis de Mesa; Vôlei de Praia; Voleibol; e Xadrez.

Foto: Cris Oliveira PMVR

Foto: Cris Oliveira PMVR
O prefeito em exercício, Sebastião Faria, destacou que o esporte é um instrumento de inclusão social e que a realização do Jevre é a promoção de uma oportunidade de vida para muitos, além de hábitos saudáveis. “É uma obrigação nossa estimular as crianças, os jovens a esta prática, que é uma política prioritária no governo Neto. A gente deseja que seja uma competição saudável, de respeito e integração entre as equipes”, declarou Faria.
A secretária de Esporte e Lazer, Rose Vilela, deu as boas-vindas a todos os participantes, familiares e professores, e lembrou que a promoção da competição vai muito além dos resultados obtidos. “Nos 41 dias de competição, queremos destacar os valores do esporte e fortalecer a prática dele nas nossas escolas e na cidade, garantindo qualidade de vida aos moradores. Após esses anos (sem a realização do Jevre), eu só tenho que ter gratidão pela oportunidade de retomá-los e agradecer a todos os parceiros, e ao prefeito Neto, que é uma inspiração para todos na nossa cidade e um incentivador dos jogos”, disse Rose.
O ex-atleta Giovane Gávio também destacou a importância de o esporte estar presente cada vez mais na vida das pessoas, principalmente das crianças e jovens. Ele lembrou que competições estudantis servem para fazer amigos, mas também aprender valores do esporte, como saber ganhar e perder e respeitar os mestres e professores. “Fico muito feliz de ter essa oportunidade, de estar na abertura deste evento, com quase mil crianças e jovens, e ajudando a disseminar os valores do esporte. Fico muito contente de ver a Secretaria Municipal de Esporte e Lazer, na figura da Rose, estar proporcionando isso a esses jovens. Eles precisam ter isso. Eu sou um exemplo, assim como tantos outros atletas e ex-atletas, de que o esporte deu certo. Hoje, com certeza, eles vão sair daqui mais felizes do que entraram”, afirmou.

Foto: Cris Oliveira PMVR
JEVRE 2022
O Jevre 2022 terá 500 jogos, e mais de mil eventos esportivos que serão realizados durante 41 dias, em várias instalações esportivas da cidade. Os estudantes são divididos por faixas etárias: Sub-9 (nascidos em 2013 e 2014) – em formato de festival; Sub-11 (nascidos em 2011 e 2012); Sub 13 (nascidos em 2009 e 2010); Sub-15 (nascidos em 2007 e 2008); e Sub-17 (nascidos em 2005 e 2006). As competições têm início no sábado (17), no Ginásio do Retiro, com disputas de Judô e Karatê.
Alunos/atletas classificados em 1º, 2º e 3º lugares em cada modalidade serão premiados com medalhas. Todas as escolas que se inscreveram receberão um troféu pela participação. Em relação à premiação geral para a unidade escolar campeã do Jevre 2022, será utilizado o critério de quadro geral de medalhas.
A cerimônia de encerramento oficial e entrega da premiação para a escola campeã geral do Jevre 2022 será no dia 28 de outubro, no Memorial Getúlio Vargas, na Vila Santa Cecília.

Foto: Cris Oliveira PMVR