Abertura de estrada ilegal e desmatamento em área de preservação em Paraty

0

PARATY

Uma denúncia feita ao Linha Verde levou policiais da Unidade de Policiamento Ambiental (UPAm)  a flagrarem abertura de estrada, desmatamento e corte de árvores dentro de uma área de preservação permanente em Paraty. A fiscalização ocorreu na sexta-feira, dia 24, um dia após a denúncia.

Segundo os policiais, a equipe procedeu à Estrada do Catimbal, na Barra Grande, onde no local tiveram a atenção voltada para um morro com diversas árvores nativas de grande e médio porte cortadas, dentro de uma área de preservação permanente devido à declividade do terreno. As árvores foram cortadas, transformadas em mourões e espalhadas em todo o terreno como cercas. Próximo ao local, os agentes da 4ª UPAm observaram a existência de um portão de acesso a propriedade fechado, que foi construído com indícios dessas árvores nativas cortadas, além da abertura de uma estrada com aproximadamente 200 metros de extensão. Ainda de acordo com os policiais, não havia nenhuma placa informativa com as autorizações, visto que a área de dois mil metros quadrados degradada faz parte da Zona de Amortecimento do Parque Nacional de Serra da Bocaína e tampouco os responsáveis pelo ilícito.

A ocorrência foi registrada na 167ª Delegacia de Polícia (DP) em Paraty.

DENÚNCIA

O Linha Verde solicita a população que continue denunciando crimes ambientais através do telefone 0300 253 1177 (custo de ligação local) ou ainda pelo aplicativo para celulares “Disque Denúncia RJ”. O anonimato é garantido ao denunciante.