VOLTA REDONDA
A Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede 2024) começou na tarde desta sexta-feira, 29, no Ginásio da PET Clube dos Funcionários, com emoção e espírito de confraternização marcando a cerimônia de abertura. O evento reúne representantes de 120 instituições, somando mais de três mil participantes de 48 cidades de quatro estados, além do Distrito Federal. A competição segue até domingo, dia 1º, com um clima de celebração da diversidade e superação.
A solenidade teve desfiles das delegações, apresentação da Fanfarra da Apae e performances artísticas de grupos locais. Destaque para o revezamento do Fogo Olímpico, que representou diversas deficiências e culminou com o acendimento da Pira pelo medalhista paralímpico Daniel Xavier Mendes, 22 anos, do Rio de Janeiro, onde iniciou a natação aos três anos de idade. Em 2019, migrou para a natação paralímpica onde vem ganhando diversas premiações, com destaque para medalha de ouro no revezamento 4x50m livre no Mundial da Ilha da Madeira 2022, prata nos 50m livre e no revezamento 4x50m livre e bronze nos 100m livre no Mundial de Manchester 2023 e recentemente medalhista de Bronze no revezamento 4x50m livre nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.
Os participantes foram recebidos pelo prefeito Antonio Francisco Neto e pela secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela. “Vocês são os principais responsáveis pelo sucesso da Olimpede. É muito gratificante ver que os jogos batem recorde de inscrições a cada ano e vamos trabalhar muito para nos aprimorar cada vez mais para receber vocês”, disse o prefeito.
Para Rose, emoção e gratidão definiram o momento. “Ver esse ginásio cheio, me faz lembrar a primeira edição da Olimpede em 1997 e também de quando o evento virou nacional, em 2001. É muito gratificante ver onde chegamos e vamos buscar ainda mais”, falou. O deputado estadual Munir Francisco também esteve presente, assim como o ex-deputado federal, Deley de Oliveira, que estava à frente da Smel em 1997, quando foi criada a Olimpede, e o subsecretário estadual de Esporte e Lazer, Robert Rios, representou o secretário da Pasta, Rafael Picciani, além de outras autoridades.