>
a voz da cidade 970 x 150 px

Abertura da Olimpede 2024 celebra inclusão e confraternização em Volta Redonda

O evento reúne representantes de 120 instituições, somando mais de três mil participantes de 48 cidades de quatro estados

Por Carol Macedo
whatsapp image 2024 11 29 at 18.30.43
bnr am aniv barra mansa 970x150

VOLTA REDONDA

A Olimpíada da Pessoa com Deficiência (Olimpede 2024) começou na tarde desta sexta-feira, 29, no Ginásio da PET Clube dos Funcionários, com emoção e espírito de confraternização marcando a cerimônia de abertura. O evento reúne representantes de 120 instituições, somando mais de três mil participantes de 48 cidades de quatro estados, além do Distrito Federal. A competição segue até domingo, dia 1º, com um clima de celebração da diversidade e superação.

A solenidade teve desfiles das delegações, apresentação da Fanfarra da Apae e performances artísticas de grupos locais. Destaque para o revezamento do Fogo Olímpico, que representou diversas deficiências e culminou com o acendimento da Pira pelo medalhista paralímpico Daniel Xavier Mendes, 22 anos, do Rio de Janeiro, onde iniciou a natação aos três anos de idade. Em 2019, migrou para a natação paralímpica onde vem ganhando diversas premiações, com destaque para medalha de ouro no revezamento 4x50m livre no Mundial da Ilha da Madeira 2022, prata nos 50m livre e no revezamento 4x50m livre e bronze nos 100m livre no Mundial de Manchester 2023 e recentemente medalhista de Bronze no revezamento 4x50m livre nos Jogos Paralímpicos de Paris em 2024.


Os participantes foram recebidos pelo prefeito Antonio Francisco Neto e pela secretária municipal de Esporte e Lazer de Volta Redonda, Rose Vilela. “Vocês são os principais responsáveis pelo sucesso da Olimpede. É muito gratificante ver que os jogos batem recorde de inscrições a cada ano e vamos trabalhar muito para nos aprimorar cada vez mais para receber vocês”, disse o prefeito.

Para Rose, emoção e gratidão definiram o momento. “Ver esse ginásio cheio, me faz lembrar a primeira edição da Olimpede em 1997 e também de quando o evento virou nacional, em 2001. É muito gratificante ver onde chegamos e vamos buscar ainda mais”, falou. O deputado estadual Munir Francisco também esteve presente, assim como o ex-deputado federal, Deley de Oliveira, que estava à frente da Smel em 1997, quando foi criada a Olimpede, e o subsecretário estadual de Esporte e Lazer, Robert Rios, representou o secretário da Pasta, Rafael Picciani, além de outras autoridades.

 

você pode gostar

Deixe um comentário

Endereço: Rua Michel Wardini, nº 100

Centro Barra Mansa / RJ. CEP: 27330-100

Telefone: (24) 9 9974-0101

Edição Digital

Mulher

Últimas notícias

Expediente         Política de privacidade        Pautas e Denúncias        Fale Conosco  

 

Jornal A Voz da Cidade. Todos direitos reservados.

Nós utilizamos cookies para garantir que você tenha a melhor experiência em nosso site. Ao continuar navegando, você concorda com o uso de cookies. Aceitar todos